Percepção dos alunos de educação a distância via internet : um estudo de caso na unidade de atendimento beta do sistema de crédito cooperativo y
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os benefícios da Educação à Distância - EAD no ambiente corporativo, uma emergente resposta à crescente preocupação com o desenvolvimento do capital humano nas organizações, são facilmente percebidos pelas empresas, mas pouco se sabe ainda sobre o ponto de vista dos alunos a respeito desta modalidade de treinamento. Com o intuito de contribuir com as pesquisas na área de educação corporativa, este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção dos participantes dos treinamentos vir ...
Os benefícios da Educação à Distância - EAD no ambiente corporativo, uma emergente resposta à crescente preocupação com o desenvolvimento do capital humano nas organizações, são facilmente percebidos pelas empresas, mas pouco se sabe ainda sobre o ponto de vista dos alunos a respeito desta modalidade de treinamento. Com o intuito de contribuir com as pesquisas na área de educação corporativa, este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção dos participantes dos treinamentos virtuais de uma unidade de atendimento de um sistema de crédito cooperativo sobre a contribuição dos treinamentos virtuais em seu trabalho. Além disso, buscou-se identificar, na opinião dos alunos estudados, os facilitadores e os obstáculos para a participação nos treinamentos virtuais e quais os tipos de treinamentos entendem poder ser oferecidos no ambiente virtual. Para a consecução desses objetivos foi conduzido um estudo de caso de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio de análise de conteúdo, com abordagem qualitativa. Os resultados foram analisados através da categorização apriorística das respostas e fundamentados pela pesquisa bibliográfica realizada. Ficou explícito o reconhecimento dos alunos sobre a aplicabilidade dos conteúdos dos treinamentos virtuais em seu trabalho. Embora, apontada a flexibilidade de tempo e local de estudos com um aspecto facilitador da EAD, foi exposta também a dificuldade de organização do tempo por parte dos alunos, bem como sua dificuldade na compreensão sobre assuntos mais complexos de forma autônoma. Por fim, corroborou-se que os treinamentos virtuais são bem aceitos em assuntos operacionais de baixa complexidade, sem foco comportamental. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3134)
Este item está licenciado na Creative Commons License