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dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Eduarda Buchholz dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:59:33Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298587pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pesquisa a transição nos hábitos de pesquisa de informação online da Geração Z, com foco na análise da sua migração do mecanismo de busca do Google para a rede social digital TikTok. Dentro desta temática o seguinte problema de pesquisa é lançado: quais são as motivações para os jovens da Geração Z transitarem dos mecanismos de busca do Google para a mídia social TikTok quando buscam informações online? Para responder esse questionamento, além de apresentar uma fundamentação teórica que passa pelos conceitos da Geração Z, sociedade da informação, comportamento de consumo da informação e recomendação algorítmica das plataformas, a pesquisa realiza uma abordagem empírica através de uma metodologia qualitativa e exploratória. Essa abordagem prática é dividida em duas etapas: a observação das funcionalidades das plataformas e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis jovens da Geração Z. Os resultados revelam que esta migração não é absoluta, mas contextual e complementar. O TikTok é preferido para buscar informações práticas, visuais e baseadas em experiências pessoais, enquanto o Google mantém relevância para buscar informações técnicas, acadêmicas e verificação de fatos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the transition in online information search habits of Generation Z, focusing on analyzing their migration from the Google search engine to the digital social network TikTok. Within this theme, the following research problem is posed: what are the motivations for Generation Z youth to transition from Google search engines to the social media TikTok when searching for information online? To answer this question, in addition to presenting a theoretical basis that encompasses the concepts of Gen Z, the information society, information consumption behavior, and algorithmic recommendations of platforms, the research takes an empirical approach through a qualitative and exploratory methodology. This practical approach is divided into two stages: observation of the platform's functionalities and semi-structured interviews with six young people from Gen Z. Results reveal that this migration is not absolute, but rather contextual and complementary. TikTok is preferred for searching for practical, visual, and experience-based information, while Google remains relevant for searching for technical, academic, and fact-checking information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectGeneration Zen
dc.subjectInformation behavioren
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectRecommendation algorithmsen
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectSearch engineen
dc.subjectOnline informationen
dc.titleDo Google ao TikTok : compreendendo as alterações na busca de informação online pela Geração Zpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001295837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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