Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAndriotti Junior, Marcos Auréliopt_BR
dc.contributor.authorMarchioretto, Rafaella Migliavaccapt_BR
dc.contributor.authorPrestes, Rosi Mariapt_BR
dc.contributor.authorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:58:59Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn2525-8923pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298532pt_BR
dc.description.abstractBotany teaching in school education faces several challenges, including obstacles in the initial training of teachers. Investigating pre-service teachers’ perceptions can improve teaching by emphasizing knowledge related to ecology, environmental issues, and food security. This study aimed to investigate the perceptions of undergraduate students enrolled in an Undergraduate Biology Teaching Degree regarding the inclusion of "Practices as Curricular Components" (PCCs) in required courses with botanical content. Taking a qualitative-quantitative methodology, a case study was conducted through Focus Group interviews and content analysis supported by NVivo software. The results are presented in two themed categories: (1) The inclusion of PCCs in core courses of botanical content; and (2) The pre-service teachers' perspectives on teaching Botany. The study showed that PCCs have been incorporated into Botany-related courses, but the allocated hours should be continuously reassessed, since a separation between course experiences for teaching and non-teaching degree tracks was observed. Participants also highlighted that many instructors are not licensed teachers or have been away from school for extended periods, resulting in a lack of engagement with innovative and diverse teaching methodologies. Consequently, students reported feeling unprepared to transpose university-level botanical content to classroom teaching. The findings broaden the understanding of Botany teaching in early teacher education and suggest continuous actions such as evaluation meetings, teacher training, curricular changes, and ongoing dialogue with program alumni.en
dc.description.abstractO ensino de botânica na Educação Básica enfrenta desafios, incluindo obstáculos na formação inicial dos professores. Investigar as percepções de licenciandos pode melhorar o ensino, valorizando conhecimentos sobre ecologia, questões ambientais e segurança alimentar. Este estudo buscou investigar a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a inclusão das Práticas como Componente Curricular nas disciplinas obrigatórias com conteúdo de botânica. Utilizando abordagem quali-quantitativa, foi realizado um estudo de caso com entrevistas em Grupos Focais e análise de conteúdo com o software NVivo. Os resultados são apresentados em duas categorias temáticas: 1) A inclusão das Práticas como Componente Curricular (PCCs) nas disciplinas específicas de conteúdos botânicos e 2) A perspectiva do licenciando para ensinar botânica. O estudo demonstrou que foi realizada a inserção das PCCs nas disciplinas com conteúdo de botânica, porém essa carga horária deve ser continuamente avaliada porque se nota uma separação entre os momentos de aula para os licenciandos e para os bacharelandos. Os entrevistados também ressaltaram que muitos professores não são licenciados ou estão fora da escola há muito tempo e acabam por não trabalhar metodologias inovadoras e diversas. Como consequência, sentem-se inseguros em relação à transposição do conteúdo da graduação para a sua prática docente na escola. Os resultados ampliaram o entendimento sobre o ensino de botânica na formação inicial de professores, sugerindo reuniões de avaliação, capacitações para docentes, mudanças curriculares e diálogo com egressos como ações necessárias e contínuas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofACTIO : docência em ciências. Paraná. Vol. 10, n.1 (jan./apr. 2025) ,18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titlePerception of biological sciences graduates on botanical trainingpt_BR
dc.title.alternativePercepção de licenciandos de ciências biológicas sobre a formação botânica pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001291849pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem