Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorJung, Joyce Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:58:33Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298494pt_BR
dc.description.abstractA partir da repercussão do filme Ainda Estou Aqui, da vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e da sua indicação ao Oscar 2025, esta pesquisa investiga os efeitos da presença da atriz brasileira nas mídias sociais. O problema de pesquisa lança a seguinte questão: de que forma a circulação midiática em torno de Fernanda Torres revela o desejo de validação internacional do povo brasileiro? Assim sendo, o objetivo geral passa por entender os efeitos desta circulação midiática da atriz no sentimento de gerar pertencimento e validação dos brasileiros em espaços de prestígio global. Para isso, o trabalho apresenta um capítulo teórico que discorre sobre conceitos de circulação midiática na internet, cultura participativa e engajamento do público em mídias sociais, celebridades e a cultura do fã e, por fim, aspectos sobre a cultura brasileira e a identidade nacional. Para a etapa empírica adotou-se uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, com um estudo de caso centrado na análise das postagens e comentários realizados no Instagram do Oscar em que Fernanda Torres é protagonista. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), no sentido de sistematizar e interpretar padrões presentes nos comentários das postagens, destacando sentidos ligados à valorização da cultura brasileira e ao orgulho nacional. Foram identificadas seis categorias de análise: ‘Exaltação’, ‘Orgulho Nacional’, ‘Comunidade’, ‘Consagração’, ‘Humor’ e ‘Injustiça’. Os resultados revelam que a circulação midiática de Fernanda Torres mobilizou manifestações afetivas por parte do público brasileiro, expressas por sentimentos de orgulho nacional, defesa da cultura brasileira e afirmação da identidade do país diante do mundo. A partir disso, foi possível concluir que a repercussão em torno da atriz nas mídias sociais foi ressignificada como uma conquista coletiva, em que os usuários atuaram como agentes de circulação, reafirmando a força da cultura brasileira em espaços de prestígio internacional.pt_BR
dc.description.abstractBased on the impact of the film Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres’ victory at the Golden Globes and her nomination for the 2025 Oscar, this research investigates the effects of the Brazilian actress’ presence on social media. The research problem raises the following question: how does the mediatic circulation around Fernanda Torres reveal the Brazilian people’s desire for international validation? Therefore, the main objective is to understand the effects of this media circulation of the actress on the feeling of belonging and validation of Brazilians in spaces of global prestige. In this way, the paper presents a theoretical chapter that discusses concepts of mediatic circulation on the internet, participatory culture and public engagement on social media, celebrities and fan culture, and, finally, aspects of Brazilian culture and national identity. For the empirical stage, a qualitative, exploratory and descriptive methodology was adopted, with a case study focused on the analysis of posts and comments made on the Oscars Instagram in which Fernanda Torres is the protagonist. Bardin’s Content Analysis (1977) was used to analyze the data, in order to systematize and interpret patterns present in the comments of the posts, highlighting meanings linked to the appreciation of Brazilian culture and national pride. Six categories of analysis were identified: ‘Exaltation’, ‘National Pride’, ‘Community’, ‘Consecration’, ‘Humor’ and ‘Injustice’. Results reveal that Fernanda Torres’ mediatic circulation mobilized affective manifestations on the part of the Brazilian public, expressed by feelings of national pride, defense of Brazilian culture and affirmation of the country's identity before the world. From this, it was possible to conclude that the repercussion around the actress in social media was reinterpreted as a collective achievement, in which users acted as agents of circulation, reaffirming the strength of Brazilian culture in spaces of international prestige.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFernanda Torresen
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subject2025 Oscarsen
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectMediatic circulationen
dc.subjectSocial Mediaen
dc.subjectInstagramen
dc.titleQuando o Brasil é visto lá fora : a busca por validação internacional do brasileiro a partir da circulação midiática da atriz Fernanda Torres nas mídias sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001295829pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem