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dc.contributor.advisorTrentini, Clarissa Marcelipt_BR
dc.contributor.authorMartini, Joanapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:58:09Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298453pt_BR
dc.description.abstractO envelhecimento populacional tem impulsionado a necessidade de criação de instrumentos psicométricos robustos para a avaliação cognitiva da população brasileira. Neste contexto, esta dissertação descreve o processo de construção e obtenção de evidências de validade de conteúdo da Bateria Memória e Aprendizagem por meio de Pistas Seletivas (MAPS-B), um novo instrumento desenvolvido para avaliação cognitiva da população brasileira a partir dos 50 anos. A dissertação está organizada em capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma revisão sobre aspectos teóricos do envelhecimento, suas implicações na memória e os critérios psicométricos essenciais para a construção de instrumentos de avaliação cognitiva. O segundo capítulo, estruturado no formato de artigo, introduz a MAPS-B, detalhando sua estrutura e fundamentação teórica. O terceiro capítulo, também em formato de artigo, descreve o processo de obtenção de evidências de validade de conteúdo da bateria, com base na análise de juízes especialistas e na aplicação piloto do instrumento. Os resultados indicam que a MAPS-B apresenta evidências preliminares favoráveis de validade de conteúdo, contribuindo para o desenvolvimento de medidas mais precisas e culturalmente adequadas para a avaliação da memória na população brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe aging population has increased the demand for robust psychometric instruments to assess cognitive functions in the Brazilian population. In this context, this dissertation describes the development and content validity analysis of the Selective Cueing Memory and Learning Battery (MAPS-B), a novel instrument designed for cognitive assessment in Brazilian individuals aged 50 years and older. The dissertation is structured into chapters. The first chapter provides a review of theoretical aspects of aging, its implications for memory, and the essential psychometric criteria for developing cognitive assessment instruments. The second chapter, presented in article format, introduces MAPS-B, detailing its structure and theoretical foundation. The third chapter, also in article format, describes the process of obtaining content validity evidence through expert judgment and a pilot study. The findings suggest that MAPSB demonstrates preliminary evidence of content validity, contributing to the development of more precise and culturally appropriate measures for memory assessment in the Brazilian populationen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectAgingen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectContent validityen
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectMAPS-Ben
dc.titleConstrução e evidências de validade de conteúdo da bateria Memória e Aprendizagem por meio de Pistas Seletivas – MAPS-Bpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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