Explorando além do prato : um estudo das relações e motivação para o consumo nos mercados de alimentos orgânicos em Sapiranga/RS
Fecha
2024Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
O estudo buscou investigar as interações entre consumidores, produtores e comerciantes de alimentos orgânicos e ecológicos em Sapiranga, RS, com ênfase na relevância da Associação Agroecologista Encosta da Serra Sul – EcoFerrabraz na formação de um mercado local. O problema central da pesquisa foi estudar como esse mercado se sustenta em um contexto local de baixos índices educacionais e renda média baixa. O objetivo principal foi compreender a viabilidade do mercado de alimentos orgânicos em S ...
O estudo buscou investigar as interações entre consumidores, produtores e comerciantes de alimentos orgânicos e ecológicos em Sapiranga, RS, com ênfase na relevância da Associação Agroecologista Encosta da Serra Sul – EcoFerrabraz na formação de um mercado local. O problema central da pesquisa foi estudar como esse mercado se sustenta em um contexto local de baixos índices educacionais e renda média baixa. O objetivo principal foi compreender a viabilidade do mercado de alimentos orgânicos em Sapiranga, investigando as dinâmicas de consumo na feira agroecológica regional e em outros espaços comerciais locais. Para isso, utilizou-se a Perspectiva Orientada ao Ator como base teórico-metodológica, explorando também conceitos como agroecologia, produtos orgânicos, mercados e consumo político, contextualizados pelo histórico socioeconômico do município. Foram analisados o perfil socioeconômico dos consumidores, suas motivações para o consumo, as relações de produção e comercialização, e a presença do consumo político. Os resultados destacam a importância da agroecologia não apenas na produção de alimentos, mas também na preservação ambiental e regulação climática. Enfatiza-se a influência da informação dos consumidores sobre alimentação e o valor agregado dos produtos orgânicos e agroecológicos, ressaltando a necessidade de educação formal e informal para a sustentabilidade desses mercados. Por fim, constata-se que o consumo político é fundamental para a manutenção desse mercado, visto que todos os entrevistados têm conhecimento do que são alimentos orgânicos e sua importância para a saúde. Para muitos dos entrevistados, a preservação ambiental e as questões sociais presentes na agroecologia são indispensáveis ao optarem por consumir os alimentos na feira, sendo até mais importantes do que os benefícios para a saúde que eles trazem para quem os consome. ...
Abstract
The study aims to investigate the interactions between consumers, producers, and traders of organic and ecological foods in the city of Sapiranga, with a focus on the relevance of the Encosta da Serra Sul Agroecologist Association – EcoFerrabraz – in the development of a local market. The central problem of the research was to study how this market sustains itself in a local context characterized by low educational levels and low average income. The main objective was to understand the viabilit ...
The study aims to investigate the interactions between consumers, producers, and traders of organic and ecological foods in the city of Sapiranga, with a focus on the relevance of the Encosta da Serra Sul Agroecologist Association – EcoFerrabraz – in the development of a local market. The central problem of the research was to study how this market sustains itself in a local context characterized by low educational levels and low average income. The main objective was to understand the viability of the organic food market in Sapiranga by investigating consumption dynamics at the regional agroecological fair and other local commercial spaces. For this study, the Actor-Oriented Perspective was used as a theoretical and methodological framework, while also exploring concepts such as agroecology, organic products, markets, and political consumption, contextualized by the city's socioeconomic history. The study analyzed the socioeconomic profile of consumers, their consumption motivations, production and marketing relationships, and the presence of political consumption. The results highlight the significance of agroecology not only in food production but also in environmental preservation and climate regulation. The importance of consumer information on food and the value added by organic and agroecological products is emphasized, highlighting the need for both formal and informal education for the sustainability of these markets. Finally, it seems that political consumption is crucial for maintaining this market, as all interviewees are aware of what organic foods are and their importance for health. For many of those interviewed, environmental preservation and the social issues present in agroecology are essential considerations when choosing to consume food at the fair, and they are even more significant than the health benefits they provide to consumers. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Colecciones
-
Multidisciplinario (2695)Desarrollo Rural (553)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


