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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Ronaldo Luis Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29841pt_BR
dc.description.abstractAs empresas buscam resultados, lucros. As pessoas buscam realizar seus desejos, satisfação, felicidade. Alinhar estes interesses em busca de um propósito comum é uma das grandes dificuldades da Administração Contemporânea. O objetivo deste trabalho foi identificar o Nível de Satisfação no trabalho de funcionários do Banco Alfa com a implantação do novo modelo de relacionamento com clientes. A metodologia utilizada foi pesquisa quantitativa através da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, com a aplicação do questionário estruturado de medida multidimensional entre os funcionários de determinadas agências do Banco Alfa. Os resultados deste trabalho mostram os níveis de satisfação no trabalho dos funcionários de cada agência pesquisada nas cinco dimensões. Das cinco agências pesquisadas, apenas uma apresentou escore indicativo de insatisfação em mais de uma dimensão. De outro lado, apenas uma agência não apresentou nenhum escore indicativo de insatisfação, sendo também a única a apresentar escore médio geral de satisfação (5,09). As demais agências apresentaram escore médio geral indicativo de indiferença. Na análise do escore médio das respostas da totalidade da amostra, percebe-se 6 itens com escore médio sinalizando insatisfação. Destes seis itens, cinco pertencem à dimensão “Satisfação com o salário” e um item pertence à dimensão “Satisfação com as promoções”. Destaca-se também que os três maiores desvios padrão foram encontrados em itens da dimensão “Satisfação com a chefia”. A análise sobre o Nível de Satisfação no trabalho que o Banco e os próprios profissionais reconhecem e entendem como resultado da adoção do Novo Modelo de Relacionamento apresentou-se como bastante atual e oportuna. Cabe-se ressaltar que os dados coletados sinalizaram um estado de indiferença a respeito da satisfação no trabalho. Contudo, a pesquisa revelou que, de maneira geral, existe insatisfação com os salários, sendo necessária avaliação sobre a necessidade de alterações na política de remuneração do Banco Alfa, uma vez que esta dimensão não foi contemplada de maneira significante na implantação do novo modelo de relacionamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho bancáriopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleEstudo de caso Banco Alfa : análise do nível de satisfação de funcionários com o novo modelo de relacionamentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchujmann, Adrianapt_BR
dc.identifier.nrb000773326pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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