Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMaurente, Vanessa Soarespt_BR
dc.contributor.authorRamm, Laís Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2025-10-25T06:55:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298407pt_BR
dc.description.abstractEsta tese discute experiências do que vem sendo chamado de consumo responsável, por meio de cinco iniciativas, sendo três grupos de consumo responsável (GCRs) e duas cooperativas de consumo. Em comum, esses empreendimentos têm a problematização e a tentativa de politização do consumo, além da organização para aquisição de produtos variados, em sua maioria alimentos, da economia solidária e da agroecologia. Procuramos abordar uma pedagogia atencional exercida nas atividades destes coletivos, colocando-se em relação agentes humanos e não humanos e especificando aprendizados éticos. Foi realizada uma oficina com cada coletivo, seguida de entrevistas pós-oficina, que objetivaram seguir investigando os efeitos da atenção conjunta nela produzida. A discussão divide-se em seis capítulos. O primeiro aponta a proposta dos grupos como contraponto às formas massificadas de consumo. Para tal, procura-se distinguir a proposta de responsabilidade efetuada pelos grupos de consumo daquelas que culpabilizam os sujeitos individualmente pelos problemas ambientais. O segundo capítulo trata dos binarismos modernos que compõem as relações sociais e teóricas com os temas natureza, tecnologia e sociedade. Aproxima-se então de práticas pedagógicas para diferentes aprendizados éticos que ocorrem nos grupos, tornados possíveis pela via da atenção conjunta ao consumo. Os conceitos de tecnociência solidária e tecnodiversidade indicam outras participações possíveis da tecnologia na composição dos coletivos humanos e mais-que-humanos que produzem, consomem e convivem. O terceiro capítulo discorre sobre o percurso metodológico da tese. O quarto capítulo aborda o cooperativismo de plataforma, costurando com as narrativas que compareceram nas oficinas sobre a caixa ou a cesta de produtos, elemento articulador do trabalho voluntário e da rotina de funcionamento, especialmente dos GCRs. Propõe então, a cesta como figuração para o cooperativismo de plataforma exercido nesses grupos. O quinto capítulo discute o conceito de realismo capitalista e identifica elementos de enfrentamento a tal fenômeno nas práticas educativas dos grupos investigados. Por fim, o sexto capítulo discute a produção de atenção ao consumo nos grupos, utilizando-se da ideia de reflexão atenta e aberta para pensar a participação do corpo nas problematizações sobre o consumo. Também aborda a presença como exercício de atenção nestes coletivos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis discusses experiences of what has been called responsible consumption, through five initiatives, three responsible consumption groups and two consumer cooperatives. In common, these enterprises have the problematization and attempt to politicize consumption, in addition to the organization for the acquisition of various products, mostly food, from the solidarity economy and agroecology. We seek to address an attentional pedagogy exercised in the activities of these collectives, putting human and non-human agents in relationship and specifying ethical learning. A workshop was held with each collective, followed by post-workshop interviews, which aimed to continue investigating the effects of the joint attention produced in it. The discussion is divided into six chapters. The first points to the proposal of the groups as a counterpoint to mass forms of consumption. To this end, we seek to distinguish the proposal of responsibility made by consumer groups from those that blame individual subjects for environmental problems. The second chapter deals with the modern binarisms that make up the social and theoretical relations with the themes of nature, technology and society. It then approaches pedagogical practices for different ethical learning that occurs in groups, made possible through joint attention to consumption. The concepts of solidary technoscience and technodiversity indicate other possible participation of technology in the composition of human and more-than-human collectives that produce, consume and coexist. The third chapter discusses the methodological course of the thesis. The fourth chapter addresses platform cooperativism, stitching together the narratives that appeared in the workshops about the box or basket of products, an articulating element of voluntary work and the operating routine, especially of GCRs. It then proposes the basket as a figuration for the platform cooperativism exercised in these groups. The fifth chapter discusses the concept of capitalist realism and identifies elements of confrontation to this phenomenon in the educational practices of the groups investigated. Finally, the sixth chapter discusses the production of attention to consumption in groups, using the idea of attentive and open reflection to think about the body's participation in problematizations about consumption. It also addresses presence as an exercise of attention in these collectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumo responsávelpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.titleNatureza, educação e tecnologia: a pedagogia atencional exercida em grupos de consumo responsável (gcrs) e cooperativas de consumopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001207117pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem