Que História estamos ensinando? : as possibilidades de ensinar Ditadura civil-militar, a partir de fontes históricas presentes no livro didático “História, Sociedade & Cidadania”
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo propõe uma análise sobre as possibilidades de se ensinar história da Ditadura Civil-militar brasileira, a partir de fontes históricas presentes no livro didático “História, Sociedade & Cidadania” (2022), da Editora FTD, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, para o 9º ano do Ensino Fundamental. Entendendo a Ditadura como um passado socialmente vivo, a pesquisa objetiva discutir os usos de fontes na abordagem das seguintes temáticas: propaganda, Milagre Econômico, Doutrina de Segurança ...
Este artigo propõe uma análise sobre as possibilidades de se ensinar história da Ditadura Civil-militar brasileira, a partir de fontes históricas presentes no livro didático “História, Sociedade & Cidadania” (2022), da Editora FTD, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, para o 9º ano do Ensino Fundamental. Entendendo a Ditadura como um passado socialmente vivo, a pesquisa objetiva discutir os usos de fontes na abordagem das seguintes temáticas: propaganda, Milagre Econômico, Doutrina de Segurança Nacional, censura, resistência indígena e quilombola, luta armada e anistia. A partir dos conceitos de Ensino de História, livro didático e passado vivo discutimos o uso das fontes históricas para a construção do ensino sobre a Ditadura civil-militar. A metodologia adotada para o desenvolvimento do texto é qualitativa, por meio da análise de fontes do Capítulo 12 do referido livro, integrante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa aponta a necessidade de repensar o papel do livro didático como suporte para debates críticos, indo além da memorização e valorizando a construção de saberes históricos que dialoguem com os desafios do presente. Assim, se fez uma leitura das fontes históricas como um recurso valoroso inseridas no livro didático para a promoção de uma abordagem crítica e reflexiva sobre a Ditadura civil-militar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (835)
Este item está licenciado na Creative Commons License


