Que História estamos ensinando? : as possibilidades de ensinar Ditadura civil-militar, a partir de fontes históricas presentes no livro didático “História, Sociedade & Cidadania”
| dc.contributor.advisor | Silva, Sarah Calvi Amaral | pt_BR |
| dc.contributor.author | Santos, Jeaniny Silva dos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-17T07:59:20Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/298047 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo propõe uma análise sobre as possibilidades de se ensinar história da Ditadura Civil-militar brasileira, a partir de fontes históricas presentes no livro didático “História, Sociedade & Cidadania” (2022), da Editora FTD, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, para o 9º ano do Ensino Fundamental. Entendendo a Ditadura como um passado socialmente vivo, a pesquisa objetiva discutir os usos de fontes na abordagem das seguintes temáticas: propaganda, Milagre Econômico, Doutrina de Segurança Nacional, censura, resistência indígena e quilombola, luta armada e anistia. A partir dos conceitos de Ensino de História, livro didático e passado vivo discutimos o uso das fontes históricas para a construção do ensino sobre a Ditadura civil-militar. A metodologia adotada para o desenvolvimento do texto é qualitativa, por meio da análise de fontes do Capítulo 12 do referido livro, integrante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa aponta a necessidade de repensar o papel do livro didático como suporte para debates críticos, indo além da memorização e valorizando a construção de saberes históricos que dialoguem com os desafios do presente. Assim, se fez uma leitura das fontes históricas como um recurso valoroso inseridas no livro didático para a promoção de uma abordagem crítica e reflexiva sobre a Ditadura civil-militar. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Fontes históricas | pt_BR |
| dc.subject | Ditadura civil-militar | pt_BR |
| dc.title | Que História estamos ensinando? : as possibilidades de ensinar Ditadura civil-militar, a partir de fontes históricas presentes no livro didático “História, Sociedade & Cidadania” | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001294817 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.level | especialização | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

