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dc.contributor.advisorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorRosa, Elizama Porte dapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-16T08:01:46Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298002pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a relação entre pedagogias participativas e a perspectiva da criança na produção do conhecimento histórico, de modo a problematizar o adultocentrismo na historiografia e na educação. A partir de uma perspectiva decolonial, discute como a criança deixou de ser vista como objeto passivo e passou a ser reconhecida enquanto sujeito social, com direitos garantidos, e histórico, produzindo cultura e se produzindo a partir dela. Propondo uma escuta atenta às múltiplas formas de expressão infantil (desenhos, brincadeiras, assembleias), que emergem das especificidades criativas e inventivas da infância, compreendendo-as como ações epistemológicas legítimas. Inspirada em teóricos como Walter Benjamin (história como experiência), Sônia Kramer (infância como presente), Loris Malaguzzi (As cem linguagens) e Paulo Freire (Infâncias Plurais) a pesquisa parte do entendimento de que a agência infantil não se restringe à autonomia individual, mas se constitui nas relações com o meio, os objetos e as narrativas, produzindo saberes que escapam à lógica verbal e escrita. Assim, mais do que receptoras de conhecimento, as crianças são, também e sobremodo, co-autoras da história, reinterpretando e ressignificando o mundo a partir de seu olhar e com linguagens próprias também. O estudo se ancora na experiência cotidiana com crianças de cinco anos em uma escola municipal de Porto Alegre, onde estratégias como espaços propositores, assembleias e narrativas visuais evidenciam essa potência agencial e criativa na construção da história, demonstrando que, mais que um método, as pedagogias participativas emergem aqui como um gesto político e ético, que reivindica a infância como potência transformadora do conhecimento e do mundo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectConhecimento históricopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleEnsino de história na educação para as infâncias : perspectivas participativas com crianças de 5 a 6 anos (POA-RS/2025)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001294639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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