Ensino de história na educação para as infâncias : perspectivas participativas com crianças de 5 a 6 anos (POA-RS/2025)
| dc.contributor.advisor | Pacievitch, Caroline | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rosa, Elizama Porte da | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-16T08:01:46Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/298002 | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa investiga a relação entre pedagogias participativas e a perspectiva da criança na produção do conhecimento histórico, de modo a problematizar o adultocentrismo na historiografia e na educação. A partir de uma perspectiva decolonial, discute como a criança deixou de ser vista como objeto passivo e passou a ser reconhecida enquanto sujeito social, com direitos garantidos, e histórico, produzindo cultura e se produzindo a partir dela. Propondo uma escuta atenta às múltiplas formas de expressão infantil (desenhos, brincadeiras, assembleias), que emergem das especificidades criativas e inventivas da infância, compreendendo-as como ações epistemológicas legítimas. Inspirada em teóricos como Walter Benjamin (história como experiência), Sônia Kramer (infância como presente), Loris Malaguzzi (As cem linguagens) e Paulo Freire (Infâncias Plurais) a pesquisa parte do entendimento de que a agência infantil não se restringe à autonomia individual, mas se constitui nas relações com o meio, os objetos e as narrativas, produzindo saberes que escapam à lógica verbal e escrita. Assim, mais do que receptoras de conhecimento, as crianças são, também e sobremodo, co-autoras da história, reinterpretando e ressignificando o mundo a partir de seu olhar e com linguagens próprias também. O estudo se ancora na experiência cotidiana com crianças de cinco anos em uma escola municipal de Porto Alegre, onde estratégias como espaços propositores, assembleias e narrativas visuais evidenciam essa potência agencial e criativa na construção da história, demonstrando que, mais que um método, as pedagogias participativas emergem aqui como um gesto político e ético, que reivindica a infância como potência transformadora do conhecimento e do mundo. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Conhecimento histórico | pt_BR |
| dc.subject | Infância | pt_BR |
| dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| dc.title | Ensino de história na educação para as infâncias : perspectivas participativas com crianças de 5 a 6 anos (POA-RS/2025) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001294639 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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