Show simple item record

dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Joelmapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29785pt_BR
dc.description.abstractA importância que abarca a escolha do tema Meio Ambiente, enfatizando a Gestão Ambiental como foco central deste trabalho, justifica-se por ser um tema tão importante quanto às questões que envolvem os setores da Saúde e Educação, sendo de extrema relevância a boa gestão dos recursos naturais na atualidade, como meio de garanti-los para as gerações futuras. Afinal, não se terá boa saúde e educação se não tivermos recursos naturais suficientes para que se garanta a vida no presente, e para as gerações futuras. Para isso, a pesquisa se valeu na identificação dos conteúdos de um Curso Técnico em Meio Ambiente de uma escola local, que tem como propósito atender o mercado de trabalho do Litoral Norte, contemplando os principais temas teóricos tratados e referenciados na questão Meio Ambiente, como a Gestão Ambiental, que envolve Educação Ambiental, Turismo Sustentável, Plano Diretor, Responsabilidade Social. Complementando o objetivo geral do presente trabalho, estabelecese uma relação desta teoria com as práticas da Secretaria do Meio Ambiente e Gestão Urbana de Osório. Apresentam-se como medida para a concretização do trabalho, as seguintes formas de instrumentos de coleta e análise de dados: observação direta no local, análise documental, entrevista, conversa informal e um breve questionário com o propósito de identificar as práticas referentes à atuação da Secretaria nas escolas, prioritariamente nas municipais, referente ao tema Educação Ambiental. Tem-se portanto, o objetivo de demonstrar a eficácia da aplicação destes conteúdos referenciados pelo Curso nas práticas da Secretaria, resultando assim, na identificação praticamente de todos os conteúdos do Curso em questão, destacados neste trabalho, nas práticas da Secretaria do Meio Ambiente, porém, houve uma discrepância referente ao tema Educação Ambiental, pois se notou a pouca atuação da Secretaria nas escolas, embora todos os planos e projetos garantam a Educação Ambiental nas próprias, como meio de esclarecimento e divulgação dos referidos planos e projetos. Outro tema que não foi identificado nas práticas da Secretaria, e que é tratado nos conteúdos do Curso, baseiase na construção da Agenda 21 Local, a qual a Secretaria não possui, e segundo as palavras da Secretária não há necessidade desta, pois tudo que é construído referencia-se a uma Agenda 21 Local.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleGestão ambiental : relação entre teoria e prática numa realidade local - Osóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775839pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record