O papel da escuta ativa e da empatia na criação de relacionamentos construtivos entre instrutores e alunos em academias
View/ Open
Date
2025Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A escuta ativa e a empatia são habilidades de comunicação fundamentais que têm ganhado crescente importância no ambiente de cuidados com a saúde, visando não só a prevenção de doenças, mas também a promoção da saúde. A escuta ativa tem como pilar prestar atenção plena ao que o outro está dizendo, enquanto a empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas emoções e perspectivas como um todo, algo que está raro nos dias atuais em nossa sociedade conduzida pela ...
A escuta ativa e a empatia são habilidades de comunicação fundamentais que têm ganhado crescente importância no ambiente de cuidados com a saúde, visando não só a prevenção de doenças, mas também a promoção da saúde. A escuta ativa tem como pilar prestar atenção plena ao que o outro está dizendo, enquanto a empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas emoções e perspectivas como um todo, algo que está raro nos dias atuais em nossa sociedade conduzida pelas mídias sociais. Aplicadas nas academias, essas competências são essenciais para criar e manter relacionamentos eficazes entre instrutores e alunos, promovendo um ambiente mais colaborativo, motivador e inclusivo, tanto para o aluno quanto para nós profissionais. No entanto, apesar de sua importância, muitos instrutores não refletem sobre essas ferramentas ou enfrentam desafios ao implementar essas práticas no cotidiano da academia. Entre os principais obstáculos estão a falta de tempo, a sobrecarga de trabalho e a dificuldade de se comunicar de maneira clara e eficaz com alunos que possuem diferentes necessidades, expectativas e níveis de experiência; nos tempos de academias de rede é notável que os alunos são separados por grupos, dissipando-se assim a individualidade de cada um nos treinos e até na forma de comunicação profissional-aluno. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License


