Gestão do conhecimento : um estudo de caso no setor de compensação de cheques e outros papéis
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é identificar as práticas relacionadas à gestão do conhecimento no ambiente do Setor de Compensação de Cheques e Outros Papéis (SCCOP), uma unidade organizacional atípica, do banco Alfa, cuja atividade principal é processar a troca eletrônica e física de documentos de pagamentos, principalmente os cheques, e de recebimento, na maioria documentos de cobrança e documentos de crédito, entre os bancos autorizados a participar desse serviço pelo Banco ...
O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é identificar as práticas relacionadas à gestão do conhecimento no ambiente do Setor de Compensação de Cheques e Outros Papéis (SCCOP), uma unidade organizacional atípica, do banco Alfa, cuja atividade principal é processar a troca eletrônica e física de documentos de pagamentos, principalmente os cheques, e de recebimento, na maioria documentos de cobrança e documentos de crédito, entre os bancos autorizados a participar desse serviço pelo Banco Central do Brasil. A metodologia utilizada foi um estudo de caso único, de natureza quantitativa e de caráter descritivo. Foram enviados 46 questionários aos funcionários do setor dos quais 32 foram respondidos. Após a compilação dos dados e análise dos resultados, constatou-se que a maior parte dos funcionários identifica os meios que propiciam a aquisição do conhecimento. Com relação às práticas gerenciais relacionadas à promoção da gestão do conhecimento, o SCCOP apresenta certa deficiência na forma que está conduzindo os processos de promoção do conhecimento. O estudo conclui que pelo tipo de atividade desempenhada pelo SCCOP que é atípica, isto é, diferente das demais atividades bancárias, as melhores práticas para gestão do conhecimento, neste caso, seria estimular as trocas de conhecimento entre funcionários, de forma a socializá-lo e a documentação do conhecimento criado, de forma a externalizá-lo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License