Prelúdios para piano de Gustavo Britos Zunín : um estudo intertextual e estilístico
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os Prelúdios para Piano do compositor uruguaio Gustavo Britos Zunín (1941 - ) através de análises estilísticas e intertextuais. Os conceitos de intertextualidade transpostos para a música por Joseph Straus (1990) e Michael Klein (2005) formam as bases analíticas em combinação com os pressupostos da análise estilística de Meyer (1989). Uma contextualização da literatura pianística dos séculos XVIII ao XXI proporciona o contexto histórico para o repertóri ...
Este trabalho tem por objetivo apresentar os Prelúdios para Piano do compositor uruguaio Gustavo Britos Zunín (1941 - ) através de análises estilísticas e intertextuais. Os conceitos de intertextualidade transpostos para a música por Joseph Straus (1990) e Michael Klein (2005) formam as bases analíticas em combinação com os pressupostos da análise estilística de Meyer (1989). Uma contextualização da literatura pianística dos séculos XVIII ao XXI proporciona o contexto histórico para o repertório escolhido como objeto de estudo enquanto as investigações baseadas na intertextualidade e estilo resultam na análise dos 24 Prelúdios categorizados a partir de seus materiais composicionais mais prevalentes, a saber, as formações arpejadas, os blocos sonoros e a escrita contrapontística. A determinação das categorias ensejou o estabelecimento de elos intertextuais entre os Prelúdios e composições de predecessores ou contemporâneos de Zunín. ...
Abstract
The aim of this paper is to present the Piano Preludes by the Uruguayan composer Gustavo Britos Zunín (1941 - ) through stylistic and intertextual analysis. The concepts of intertextuality transposed to music by Joseph Straus (1990) and Michael Klein (2005) form the analytical basis in combination with the assumptions of Meyer's stylistic analysis (1989). A contextualization of piano literature from the 18th to the 21st centuries provides the historical background for the repertoire chosen as t ...
The aim of this paper is to present the Piano Preludes by the Uruguayan composer Gustavo Britos Zunín (1941 - ) through stylistic and intertextual analysis. The concepts of intertextuality transposed to music by Joseph Straus (1990) and Michael Klein (2005) form the analytical basis in combination with the assumptions of Meyer's stylistic analysis (1989). A contextualization of piano literature from the 18th to the 21st centuries provides the historical background for the repertoire chosen as the object of study, while investigations based on intertextuality and style result in the analysis of the 24 Preludes categorized on the basis of their most prevalent compositional materials, namely arpeggiated formations, sound blocks and contrapuntal writing. Determining the categories led to the establishment of intertextual links between the Preludes and compositions by Zunín's predecessors or contemporaries. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música: Práticas interpretativas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (3020)Música (434)
Este item está licenciado na Creative Commons License
