Show simple item record

dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorHertzog, Patrick da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T07:58:54Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296791pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar os Prelúdios para Piano do compositor uruguaio Gustavo Britos Zunín (1941 - ) através de análises estilísticas e intertextuais. Os conceitos de intertextualidade transpostos para a música por Joseph Straus (1990) e Michael Klein (2005) formam as bases analíticas em combinação com os pressupostos da análise estilística de Meyer (1989). Uma contextualização da literatura pianística dos séculos XVIII ao XXI proporciona o contexto histórico para o repertório escolhido como objeto de estudo enquanto as investigações baseadas na intertextualidade e estilo resultam na análise dos 24 Prelúdios categorizados a partir de seus materiais composicionais mais prevalentes, a saber, as formações arpejadas, os blocos sonoros e a escrita contrapontística. A determinação das categorias ensejou o estabelecimento de elos intertextuais entre os Prelúdios e composições de predecessores ou contemporâneos de Zunín.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present the Piano Preludes by the Uruguayan composer Gustavo Britos Zunín (1941 - ) through stylistic and intertextual analysis. The concepts of intertextuality transposed to music by Joseph Straus (1990) and Michael Klein (2005) form the analytical basis in combination with the assumptions of Meyer's stylistic analysis (1989). A contextualization of piano literature from the 18th to the 21st centuries provides the historical background for the repertoire chosen as the object of study, while investigations based on intertextuality and style result in the analysis of the 24 Preludes categorized on the basis of their most prevalent compositional materials, namely arpeggiated formations, sound blocks and contrapuntal writing. Determining the categories led to the establishment of intertextual links between the Preludes and compositions by Zunín's predecessors or contemporaries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectZunín, Gustavo Britos, 1941-pt_BR
dc.subjectMusical analysisen
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectMusical intertextualityen
dc.subjectStylistic analysisen
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectEstilo musicalpt_BR
dc.subjectPianoen
dc.subjectPreludeen
dc.subjectPiano (Música)pt_BR
dc.subjectPrelúdio (Música)pt_BR
dc.titlePrelúdios para piano de Gustavo Britos Zunín : um estudo intertextual e estilísticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001293043pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Música: Práticas interpretativaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record