Anotações para um Grimório da História do Cinema
dc.contributor.advisor | Kern, Daniela Pinheiro Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Gil, Giordano Dexheimer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T07:58:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/296757 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa introduz o conceito de “Grimório da História do Cinema”, ou seja, escrever a História do Cinema como um arquivo de encantamentos e feitiços. Esse conceito parte de uma série de correlações: o cinema como uma arte hermética; o cineasta como mago; o filme como encantamento; a técnica cinematográfica como feitiço; o ato de escrever a História como um ato mágico. Essas teses são estabelecidas com um método de dupla hélice que costura referenciais do cinema e referenciais da magia e do ocultismo como partes de uma única molécula que se entrelaça. A partir dessa proposta, conjura-se uma pequena coletânea de ensaios que colocam em prática esse conceito, explorando temas como a autoconjuração (quando o cineasta se desmaterializa como imagem colocando-se em frente à câmera), a abertura de portais (processos através dos quais o set de filmagem permite que se crie entradas para outros mundos) e escapologia (simulações de acidentes e acrobacias supostamente impossíveis em frente às câmeras). | pt_BR |
dc.description.abstract | This research introduces the concept of “Grimoire of Cinema History”, that is, writing the History of Cinema as an archive of enchantments and spells. This concept is based on a series of correlations: cinema as a hermetic art; the filmmaker as a magician; the film as enchantment; film techniques as spells; and the act of writing History as a magical act. These theses are established with a double helix method that weaves together references from cinema and references from magic and the occult as parts of a single intertwined molecule. Based on this proposition, a small collection of essays is conjured up that put this concept into practice, exploring themes such as self-conjuration (when the filmmaker dematerializes himself as an image by placing himself in front of the camera), the opening of portals (processes through which the film set allows the creationof entrances to other worlds) and escapology (simulations of accidents andsupposedly impossible stunts in front of the cameras). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Magia | pt_BR |
dc.subject | Magic of Cinema | en |
dc.subject | Modernity | en |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Historiography of Cinema | en |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Cinematographic Techniques | en |
dc.subject | Cinema : Técnica | pt_BR |
dc.subject | Hermetismo | pt_BR |
dc.subject | Hermeticism | en |
dc.title | Anotações para um Grimório da História do Cinema | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001292906 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Linguística, Letras e Artes (3020)Artes Visuais (498)