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dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorGil, Giordano Dexheimerpt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T07:58:20Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296757pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa introduz o conceito de “Grimório da História do Cinema”, ou seja, escrever a História do Cinema como um arquivo de encantamentos e feitiços. Esse conceito parte de uma série de correlações: o cinema como uma arte hermética; o cineasta como mago; o filme como encantamento; a técnica cinematográfica como feitiço; o ato de escrever a História como um ato mágico. Essas teses são estabelecidas com um método de dupla hélice que costura referenciais do cinema e referenciais da magia e do ocultismo como partes de uma única molécula que se entrelaça. A partir dessa proposta, conjura-se uma pequena coletânea de ensaios que colocam em prática esse conceito, explorando temas como a autoconjuração (quando o cineasta se desmaterializa como imagem colocando-se em frente à câmera), a abertura de portais (processos através dos quais o set de filmagem permite que se crie entradas para outros mundos) e escapologia (simulações de acidentes e acrobacias supostamente impossíveis em frente às câmeras).pt_BR
dc.description.abstractThis research introduces the concept of “Grimoire of Cinema History”, that is, writing the History of Cinema as an archive of enchantments and spells. This concept is based on a series of correlations: cinema as a hermetic art; the filmmaker as a magician; the film as enchantment; film techniques as spells; and the act of writing History as a magical act. These theses are established with a double helix method that weaves together references from cinema and references from magic and the occult as parts of a single intertwined molecule. Based on this proposition, a small collection of essays is conjured up that put this concept into practice, exploring themes such as self-conjuration (when the filmmaker dematerializes himself as an image by placing himself in front of the camera), the opening of portals (processes through which the film set allows the creationof entrances to other worlds) and escapology (simulations of accidents andsupposedly impossible stunts in front of the cameras).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMagiapt_BR
dc.subjectMagic of Cinemaen
dc.subjectModernityen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectHistoriography of Cinemaen
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectCinematographic Techniquesen
dc.subjectCinema : Técnicapt_BR
dc.subjectHermetismopt_BR
dc.subjectHermeticismen
dc.titleAnotações para um Grimório da História do Cinemapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001292906pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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