Análise da condição financeira para crescimento sustentado da empresa Alfa
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho objetiva avaliar a condição financeira da empresa Alfa e a sua viabilidade de crescimento sustentado através de um estudo de caso, realizando análise quantitativa e qualitativa. O setor automotivo no Brasil vem crescendo cada vez mais e para 2010, é esperada uma produção de 3,6 milhões veículos no país e investimentos que irão elevar a capacidade instalada de produção para 5 milhões veículos/ano até 2011. Assim, os investimentos dos fabricantes de componentes automotivos deverão a ...
Este trabalho objetiva avaliar a condição financeira da empresa Alfa e a sua viabilidade de crescimento sustentado através de um estudo de caso, realizando análise quantitativa e qualitativa. O setor automotivo no Brasil vem crescendo cada vez mais e para 2010, é esperada uma produção de 3,6 milhões veículos no país e investimentos que irão elevar a capacidade instalada de produção para 5 milhões veículos/ano até 2011. Assim, os investimentos dos fabricantes de componentes automotivos deverão atingir US$ 1 bilhão, para fornecer um número cada vez maior de componentes, com uma previsão de expansão de 9,5% e faturamento de US$ 40,73 bilhões para o ano. A empresa Alfa, analisada no presente estudo, faz parte deste setor e precisa estar estruturada financeiramente e estrategicamente para os investimentos que serão necessários. Entretanto, a mesma enfrenta a escassez de capital de giro (CDG), o que limita a compra de matérias-primas, gera falta de mercadoria para suprir a demanda, prejudicando sua imagem no mercado e dificultando as negociações com bancos, fornecedores e clientes. Essa baixa liquidez gera impactos negativos em todas as atividades operacionais da Alfa, tornando a administração do capital de giro indispensável para a sua sobrevivência. Através da análise dos principais índices necessários para um estudo da condição econômico-financeira da Alfa, assim como dos principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da mesma, buscou-se identificar os pontos críticos a serem trabalhados e melhorados pela empresa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License