Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Re, Cesar Augusto Tejerapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Natália Sallespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-18T06:02:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29631pt_BR
dc.description.abstractIndependentemente do ramo ou do porte das empresas, atualmente tornou-se praticamente impossível manter a competitividade sem acompanhar as mudanças ocorridas na gestão de pessoas. A retribuição do trabalho está cada vez mais segmentada, e a adoção da remuneração variável e de benefícios como complementação ao salário é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e competitividade da empresa. O presente trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso na empresa John Deere Brasil, e teve como objetivo analisar os custos da empresa nos benefícios sociais concedidos e a percepção dos gestores em relação a esses benefícios. Para alcançá-lo foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, sendo os dados coletados através da analise de documentos apresentados pela área, da observação do ambiente e práticas utilizadas, e da entrevista semi-estruturada realizada com dez gestores alocados na unidade de Porto Alegre, escritório estratégico da empresa estudada. Para análise do material obtido empregou-se técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que os funcionários não tem total conhecimento sobre a cobertura de benefícios oferecida. Adicionalmente, identificou-se o plano de previdência complementar como o maior custo da empresa, enquanto a prioridade na valoração e importância dada pelos funcionários mostrou ser os planos relacionados à saúde. Ao final, foram sugeridas alternativas de aperfeiçoamento das políticas de benefícios adotadas pela empresa objeto do presente estudo.pt_BR
dc.description.abstractRegardless of industry or company size, it has been almost impossible, nowadays, to remain competitive without accompanying changes in the management of human resource. The compensation is increasingly segmented and invest in supplement salary as variable pay and benefits is an important tool for development and competitiveness. This work was developed through a case study in the company John Deere Brazil, and aimed to analyze the company's costs in social benefits and the perception of managers regarding these benefits. To achieve this, it was carried out a qualitative exploratory research, and data were collected through review of documents submitted by the department, observing the environment and practices, and semi-structured interviews conducted with ten managers allocated to the unit in Porto Alegre, the strategic office of the company studied. To analyze the material it was used the technique of content analysis. The results indicate that employees do not have full knowledge about the coverage of benefits received. Additionally, it was identified the pension plan as the biggest cost to the company, while the priority in the importance given by the employees proved to be related to health plans. Finally, alternatives were suggested for improvement of benefits policies adopted by the company object of this study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial benefitsen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectRemuneraçãopt_BR
dc.subjectCompensationen
dc.subjectBenefício socialpt_BR
dc.subjectHuman resource managementen
dc.titleO investimento em benefícios pela John Deere e a percepção dos gestores administrativos em relação a esses benefíciospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000768899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples