O elogio da convivência e suas pedagogias subterrâneas no semi-árido brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2002Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese busca contextualizar os processos educativos gerados na busca pela convivência com o semi-árido brasileiro. A constituição do seu objeto de pesquisa incide sobre a experiência do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Organização Não Governamental, que desenvolve atividades técnico-pedagógicas nessa região do país. A concepção de educação que atravessa as contextualizações propostas pela tese, enfatiza o estado pedagógico como qualidade ontológica dos sujeitos que conf ...
Esta tese busca contextualizar os processos educativos gerados na busca pela convivência com o semi-árido brasileiro. A constituição do seu objeto de pesquisa incide sobre a experiência do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Organização Não Governamental, que desenvolve atividades técnico-pedagógicas nessa região do país. A concepção de educação que atravessa as contextualizações propostas pela tese, enfatiza o estado pedagógico como qualidade ontológica dos sujeitos que confeccionam suas cosmologias e tecem itinerários nos contextos de suas vivências. O contorno antropológico foi o recurso utilizado para a realização da pesquisa participante. Através dele, a investigação buscou promover o trânsito entre os saberes que caracteriza o trabalho das contextualizações como exercício de uma razão dialógica. À perspectiva da Educação como fenômeno existencial, foram acrescidos recursos teóricos da antropologia filosófica de Rodolfo Kusch, das antropologias políticas de Georges Balandier e Michel Maffesoli e da ontologia-fenomenológica de Martin Heidegger. Linguagem, imaginação e contexto formam o circuito cultural no qual a problemática da pesquisa se inscreve, buscando identificar as teias de significados produzidas no estar em busca pela convivência com o semi-árido. As tensões e distensões dos sujeitos na partilha da vida comum constituem o fio condutor que atravessa as tramas da convivência nos cenários semi-áridos da comunidade investigada. ...
Abstract
This thesis beeks to contextualise the education processes generated in search of cohabitation with the brasilian semiarid region. lts research objective focuses on the experience of the Regional Institute of apropriate Small Farming (Instituto Regional da Pequena Agropecuária apropriada), a non-governamental organisation that performs technical-pedagogical activities in this region of the country. The concept of education. that underlies the contextualisations proposed in the thesis, emphasise ...
This thesis beeks to contextualise the education processes generated in search of cohabitation with the brasilian semiarid region. lts research objective focuses on the experience of the Regional Institute of apropriate Small Farming (Instituto Regional da Pequena Agropecuária apropriada), a non-governamental organisation that performs technical-pedagogical activities in this region of the country. The concept of education. that underlies the contextualisations proposed in the thesis, emphasises the pedagogical state as an ontological quality of subjects who created their cosmologies and weave itineraries in the contexts of their lives. The antropological setting was utilised as resource for carryin out the partcipatory research. Thereby, the investigation sought to promote the transfer between knowledge that characterises the working of contextualisations as exercise of a dialogical reasoning. The perspective of education as an existential phenomenon was complemented by theoretical resources of philosophical anthropology of Rodolfo Kusch, the political anthropology of Georges Balandier and Michel Maffesoli, as well as the phenomenological ontology of Mártir Heidegger. Languagel imagination and context build the cultural circuit in wich the research problem is situated. seeking to identify the webs of meanings generated in search of cohabitation with semiarid region. The tensions and distensions of the subjects in sharing the common life build the guiding line that pervades the woofs of cohabitation in the semiarid scenery of de desearched community. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7961)Educação (2636)
Este item está licenciado na Creative Commons License


