Guia prático para formações em educação alimentar e nutricional no ambiente escolar
Fecha
2025Tutor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo transdisciplinar e permanente que visa promover práticas alimentares saudáveis de forma autônoma e consciente. Inserida como direito e dever no ambiente escolar por meio das Leis nº 11.947/2009 e nº 13.666/2018, a EAN se consolida como uma ferramenta essencial na formação de hábitos alimentares, especialmente diante do atual cenário de transição nutricional. Contudo, sua abordagem nas escolas como objeto pedagógico ainda é incipien ...
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo transdisciplinar e permanente que visa promover práticas alimentares saudáveis de forma autônoma e consciente. Inserida como direito e dever no ambiente escolar por meio das Leis nº 11.947/2009 e nº 13.666/2018, a EAN se consolida como uma ferramenta essencial na formação de hábitos alimentares, especialmente diante do atual cenário de transição nutricional. Contudo, sua abordagem nas escolas como objeto pedagógico ainda é incipiente. Objetivo: Desenvolver um e-book com propostas práticas e acessíveis para subsidiar formações em EAN voltadas a diferentes atores da comunidade escolar. Metodologia: O e-book foi elaborado com base em documentos oficiais, como o Marco de Referência de EAN, o Guia Alimentar para a População Brasileira e as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de artigos científicos e materiais pedagógicos. O conteúdo foi estruturado em capítulos temáticos que abordam alimentação escolar, planejamento de ações educativas, metodologias ativas e instrumentos de apoio à prática docente. Para o desenvolvimento visual, foi utilizado o Canva®, garantindo uma apresentação atrativa, acessível e alinhada às realidades escolares. A linguagem foi pensada para ser clara e inclusiva, respeitando a diversidade sociocultural do público-alvo. Resultados: O produto final, constituiu em um e-book com 98 páginas, que aborda fundamentos teóricos, atividades práticas, recursos pedagógicos e ferramentas de avaliação. Além disso, o e-book incentiva o protagonismo e envolvimento dos atores da comunidade escolar em ações de EAN, promovendo a integração dessas práticas no currículo escolar de forma crítica e participativa. Conclusão: O e-book elaborado é uma ferramenta acessível e de fácil acesso para qualificar as formações de EAN no ambiente escolar. Ao interligar teoria e prática, o material contribui para construção de espaços educativos mais saudáveis e comprometidos com os princípios da EAN, do PNAE e no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). ...
Abstract
Introduction: Food and Nutrition Education is a transdisciplinary and permanent field that aims to promote healthy eating practices autonomously and consciously. Inserted as a right and duty in the school environment through Laws Nº 11.947/2009 and Nº 13.666/2018, Food and Nutritional Education consolidates itself as an essential tool in the formation of eating habits, especially in light of the current scenario of nutritional transition. However, its approach in schools as a pedagogical object ...
Introduction: Food and Nutrition Education is a transdisciplinary and permanent field that aims to promote healthy eating practices autonomously and consciously. Inserted as a right and duty in the school environment through Laws Nº 11.947/2009 and Nº 13.666/2018, Food and Nutritional Education consolidates itself as an essential tool in the formation of eating habits, especially in light of the current scenario of nutritional transition. However, its approach in schools as a pedagogical object is still incipient. Objective: To develop an e-book with practical and accessible proposals to support Food and Nutrition Education training aimed at different actors in the school community. Methodology: The e-book was developed based on official documents, such as the EAN Reference Framework, the Food Guide for the Brazilian Population, and the guidelines of the National School Feeding Program (PNAE), as well as scientific articles and pedagogical materials. The content was structured into thematic chapters that address school nutrition, planning educational actions, active methodologies, and support tools for teaching practice. For the visual development, Canva® was used, ensuring an attractive, accessible presentation aligned with school realities. The language was designed to be clear and inclusive, respecting the sociocultural diversity of the target audience. Results: The final product consisted of a 98-page e-book that covers theoretical foundations, practical activities, pedagogical resources, and assessment tools. Furthermore, the e-book encourages the protagonism and involvement of school community members in EAN actions, promoting the integration of these practices into the school curriculum in a critical and participatory manner. Conclusion: The e-book developed is an accessible and easy-to-use tool to qualify EAN training in the school environment. By linking theory and practice, the material contributes to the creation of healthier educational spaces committed to the principles of EAN, PNAE, and the Human Right to Adequate Food (DHAA). ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (40209)Tesinas Nutrición (627)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


