Generificando cliques : uma análise das representações de Gênero em jogos web “para meninas”
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Ao longo das décadas, a indústria de videogames expandiu-se e diversificou-se, desenvolvendo diferentes plataformas e formatos de jogabilidade — como arcade, VR, consoles, navegadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, este trabalho dedica-se a contribuir com o campo dos estudos dos jogos ao investigar um nicho específico da indústria: os webgames direcionados ao público feminino e hospedados em sites de acesso gratuito. Buscou-se entender de que forma esses “jogos para meninas” relacionam- ...
Ao longo das décadas, a indústria de videogames expandiu-se e diversificou-se, desenvolvendo diferentes plataformas e formatos de jogabilidade — como arcade, VR, consoles, navegadores e dispositivos móveis. Nesse contexto, este trabalho dedica-se a contribuir com o campo dos estudos dos jogos ao investigar um nicho específico da indústria: os webgames direcionados ao público feminino e hospedados em sites de acesso gratuito. Buscou-se entender de que forma esses “jogos para meninas” relacionam-se com as concepções de gênero contemporâneas. Para isso, adotou-se uma abordagem etnográfica, tratando os jogos como documentos e entendendo suas particularidades enquanto provenientes do meio digital. A partir de um mapeamento das subcategorias mais recorrentes na seção "meninas" dos sites, identificaram-se seis temáticas predominantes: "moda", "beleza", "transformação", "cozinhar", "namoro" e "bebê". Em seguida, realizou-se uma análise densa de dois sites e dois jogos representativos, complementadas pela discussão de outros três games ilustrativos. Por fim, constatou-se que esses jogos reproduzem e reforçam discursos sexistas presentes no meio social, reiterando estereótipos de gênero por meio de mecanismos lúdicos. ...
Abstract
Over the decades, the videogame industry has expanded and diversified, developing different platforms and gameplay formats — such as arcade, VR, consoles, browsers, and mobile devices. Within this context, this study aims to contribute to the field of game studies by investigating a specific niche of the industry: web games targeted at female audiences and hosted on free-access websites. The research seeks to understand how these "games for girls" relate to contemporary gender conceptions. To a ...
Over the decades, the videogame industry has expanded and diversified, developing different platforms and gameplay formats — such as arcade, VR, consoles, browsers, and mobile devices. Within this context, this study aims to contribute to the field of game studies by investigating a specific niche of the industry: web games targeted at female audiences and hosted on free-access websites. The research seeks to understand how these "games for girls" relate to contemporary gender conceptions. To achieve this, an ethnographic approach was adopted, treating the games as documents and understanding their particularities as derived from the internet. Through a mapping of the most recurring subcategories in the "girls’ section" of gaming websites, six predominant themes were identified: "fashion," "beauty," "makeover," "cooking," "dating," and "baby". Subsequently, a dense analysis was conducted on two representative websites and two games, supplemented by a discussion of three additional illustrative titles. The findings reveal that these games reproduce and reinforce sexist discourses prevalent in society, reiterating gender stereotypes through playful mechanisms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (790)
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