Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Gabriela Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2025-08-09T08:03:19Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294938pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga a representação cênica da mulher negra, considerando que seus traços fenotípicos e socioculturais são frequentemente utilizados como ponto de partida para construção de personagens. Ancorado nos conceitos de ideologia do branqueamento (González, 1988) e imagens de controle (Collins, 2019), o estudo analisa a perpetuação de estereótipos coloniais e desumanizadores. A partir da análise da personagem Dália, da peça Quem trará o sol?, o trabalho dialoga com o pensamento do feminismo negro, propondo uma subversão desses estigmas por meio da experiência pessoal e artística de uma mulher negra em formação como atriz. A pesquisa contribui para a elaboração de subjetividades múltiplas e autodefinidas de mulheres negras, fortalecendo o reconhecimento de sua complexidade humana nas artes cênicas.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the scenic representation of Black women, considering that their phenotypic and sociocultural features are often used as the foundation for character construction. Grounded in the concepts of whitening ideology (González, 1984) and controlling images (Collins, 2019), the study analyzes the perpetuation of colonial and dehumanizing stereotypes. Through an examination of the character Dália in the play Quem trará o sol?, and in dialogue with Black feminist thought, the paper also explores attempts to subvert these social practices by creating new images of Black female characters—and the actresses who embody them—drawing from the personal and artistic experiences of a Black woman in training as an actress. This relationship allows the research to propose alternatives for elaborating Black women’s subjectivities and their self-definition as complex, multifaceted human beings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectCharacteren
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectBlack womanen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectself-definitionen
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectpower imagesen
dc.titleA construção de uma imagem da mulher negra na e pela cenapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001289807pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem