Desempenho da autoaplicação remota dos questionários de avaliação da alfabetização em saúde e do autocuidado em indivíduos com diabetes
View/ Open
Date
2025Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia persistente, consequente da deficiência na secreção e funcionalidade da insulina. A adesão ao tratamento envolve múltiplas estratégias, sendo o autocuidado essencial no manejo do DM. Contudo, colocar em prática atividades de autocuidado depende de vários fatores, como o conhecimento e capacidade da interpretação de informações. Nesse contexto, a alfabetização em saúde torna-se fundamental, pois permite ao ...
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia persistente, consequente da deficiência na secreção e funcionalidade da insulina. A adesão ao tratamento envolve múltiplas estratégias, sendo o autocuidado essencial no manejo do DM. Contudo, colocar em prática atividades de autocuidado depende de vários fatores, como o conhecimento e capacidade da interpretação de informações. Nesse contexto, a alfabetização em saúde torna-se fundamental, pois permite ao indivíduo interpretar e aplicar corretamente as informações relacionadas à sua condição. Instrumentos que avaliam a alfabetização em saúde e o autocuidado no DM, como o Teste de Letramento Funcional em Saúde e o Questionário de Atividades de Autocuidado no Diabetes respectivamente, são validados apenas para aplicação por pesquisador treinado e de forma presencial. Assim, este estudo objetiva avaliar a reprodutibilidade da auto aplicação remota destes questionários. Metodologia: Estudo transversal realizado com indivíduos adultos com acesso à internet e diagnóstico médico prévio de DM que responderam aos questionários Teste de Alfabetização Funcional para Adultos na Área da Saúde e o Questionário de Atividades de Autocuidado em Diabetes (QAD) em dois momentos: autoaplicados de forma remota e de forma presencial após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Protocolo aprovado no Comitê em Ética e Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (2023-0325). A reprodutibilidade foi verificada por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e Prevalence-Adjusted Bias-Adjusted Kappa (PABAK), conforme o tipo de variável (RStudio com pacotes específicos). Resultados: Noventa e quatro participantes responderam aos questionários em dois momentos em um intervalo mediano de 13 (8–19) dias: sendo 63,8% mulheres com idade mediana de 50 anos (37–61). A maioria apresentava ensino médio completo (56,3%), com diagnóstico de DM tipo 2 (62,8%), em uso de insulina (76,5%) e usuários do Sistema Único de Saúde (93,4%). A pontuação total no Teste de Alfabetização Funcional para Adultos na Área da Saúde apresentou boa reprodutibilidade (ICC = 0,74; IC95%: 0,60–0,83), com 80% das lacunas apresentando concordância muito boa (PABAK > 0,80). A diferença média entre as aplicações foi de -1,14 pontos (IC95% de -20,4 a 18,1). Considerando a concordância na classificação final de letramento na aplicação presencial (93,6%) e de forma remota (95,7%), observamos uma boa concordância (PABAK = 0,78). Em relação ao QAD, observou-se concordância muito boa nas dimensões “monitorização da glicemia”, “cuidado com os pés” e “cessação do tabagismo” (PABAK entre 0,82 e 1,00), enquanto demais itens apresentaram concordância boa (PABAK entre 0,60 e 0,76). A concordância para o número de cigarros por dia foi excelente (ICC = 0,97). Conclusão: Nesta amostra de indivíduos com diabetes, observamos uma reprodutibilidade adequada na autoaplicação de forma remota quando comparada à aplicação presencial por pesquisador treinado (referência relativa) tanto no questionário Teste de Alfabetização Funcional para Adultos na Área da Saúde quanto o QAD. ...
Abstract
Introduction: Diabetes Mellitus (DM) is a chronic disease characterized by persistent hyperglycemia resulting from a deficiency in insulin secretion and functionality. Adherence to treatment involves multiple strategies, with self-care being essential in the management of DM. However, putting self-care activities into practice depends on various factors, such as knowledge and the ability to interpret information. In this context, health literacy becomes fundamental, as it enables individuals to ...
Introduction: Diabetes Mellitus (DM) is a chronic disease characterized by persistent hyperglycemia resulting from a deficiency in insulin secretion and functionality. Adherence to treatment involves multiple strategies, with self-care being essential in the management of DM. However, putting self-care activities into practice depends on various factors, such as knowledge and the ability to interpret information. In this context, health literacy becomes fundamental, as it enables individuals to correctly interpret and apply information related to their condition. Instruments that assess health literacy and self-care in DM, such as the Test of Functional Health Literacy in Adults and the Summary of Diabetes Self-Care Activities Questionnaire, are currently validated only for in-person administration by trained researchers. Therefore, this study aims to evaluate the reproducibility of remote self-administration of these questionnaires. Methods: This cross-sectional study was conducted with adult individuals who had internet access and a prior medical diagnosis of DM. Participants completed the Test of Functional Health Literacy in Adults and the Summary of Diabetes Self-Care Activities Questionnaire at two time points: through remote self-administration and in-person administration, following the signing of the informed consent form. The study protocol was approved by the Ethics and Research Committee of Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (2023-0325). Reproducibility was assessed using the Intraclass Correlation Coefficient (ICC) and the Prevalence-Adjusted Bias-Adjusted Kappa (PABAK), according to the type of variable (using RStudio with specific packages). Results: Ninety-four participants completed the questionnaires at two time points, with a median interval of 13 days (8–19): 63.8% were women, with a median age of 50 years (37–61). Most had completed high school (56.3%), had a diagnosis of type 2 diabetes (62.8%), were using insulin (76.5%), and were users of the Brazilian Unified Health System (SUS) (93.4%). The total score on the Test of Functional Health Literacy in Adults showed good reproducibility (ICC = 0.74; 95% CI: 0.60–0.83), with 80% of the items showing very good agreement (PABAK > 0.80). The mean difference between administrations was -1.14 points (95% CI: -20.4 to 18.1). Considering the agreement in the final health literacy classification in the in-person (93.6%) and remote (95.7%) applications, we observed good agreement (PABAK = 0.78). Regarding the Summary of Diabetes Self-Care Activities Questionnaire, very good agreement was observed in the domains of 'blood glucose monitoring', 'foot care', and 'smoking cessation' (PABAK between 0.82 and 1.00), while the other items showed good agreement (PABAK between 0.60 and 0.76). Agreement for the number of cigarettes smoked per day was excellent (ICC = 0.97). Conclusion: In this sample of individuals with diabetes, we observed adequate reproducibility in the remote self-administration compared to the in-person administration by a trained researcher (relative reference) for both the Test of Functional Health Literacy in Adults and the Summary of Diabetes Self-Care Activities Questionnaire. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License


