Experiências conviviais e tecnoviviais com alunos espectadores no teatro e na escola : práticas de uma professora-mediadora direcionadas à educação estética
Fecha
2025Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
O texto crítico-reflexivo tem origem na prática como pesquisa, desenvolvida através dos papéis de professora, espectadora e mediadora, com o objetivo de compreender a potência da Arte/Teatro em experiências estéticas com crianças e jovens durante e após a pandemia da COVID-19, sendo necessário, acima de tudo, adaptar-se. A investigação iniciou-se no Brasil, envolvendo alunos espectadores das escolas de Educação Básica Gov. Ivo Silveira (Palhoça/SC), Profª Maria do Carmo de Souza (Palhoça/SC) e ...
O texto crítico-reflexivo tem origem na prática como pesquisa, desenvolvida através dos papéis de professora, espectadora e mediadora, com o objetivo de compreender a potência da Arte/Teatro em experiências estéticas com crianças e jovens durante e após a pandemia da COVID-19, sendo necessário, acima de tudo, adaptar-se. A investigação iniciou-se no Brasil, envolvendo alunos espectadores das escolas de Educação Básica Gov. Ivo Silveira (Palhoça/SC), Profª Maria do Carmo de Souza (Palhoça/SC) e Acácio Alfredo Villain (Criciúma/SC). Posteriormente, as práticas de mediação teatral foram estendidas a Portugal, com a participação de alunos das escolas Aprendizes e Almeida Garrett, em colaboração com o Teatro Luís de Camões (Lisboa). Durante o cenário pandêmico, buscou-se delinear novas abordagens no ensino das artes e do teatro no ambiente virtual. Essa condição nos levou a investigar como o efeito de convivialidade se manifesta no tecnovívio e como a recepção diante do hibridismo no teatro (convivialidade e tecnovivialidade) pode potencializar a educação estética de jovens nativos digitais. O arcabouço teórico fundamenta-se nas contribuições de autores das áreas de teoria teatral, recepção, educação e mediação, dentre os quais se destacam Dubatti (2007), Rancière (2012), Masschelein e Simons (2014) e Ney Wendell (2013). Nesse contexto, termos como tecnovívio e teatro digital destacam suas capacidades de desterritorialização e reinvenção, evidenciando como as tecnologias digitais no teatro podem se apropriar das características de vivacidade, co-presença, convívio e aura, enriquecendo as relações com os espectadores. A abordagem da mediação teatral mostrou-se uma estratégia reveladora para compreender as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas, principalmente, como dispositivos relacionais. ...
Abstract
The critical-reflective text originates from practice-as-research, developed through the roles of teacher, spectator, and mediator, aiming to understand the power of Art/Theater in aesthetic experiences with children and young people during and after the COVID-19 pandemic, requiring, above all, adaptation. The investigation began in Brazil, involving student-spectators from the elementary schools Gov. Ivo Silveira (Palhoça/SC), Profª. Maria do Carmo de Souza (Palhoça/SC), and Acácio Alfredo Vil ...
The critical-reflective text originates from practice-as-research, developed through the roles of teacher, spectator, and mediator, aiming to understand the power of Art/Theater in aesthetic experiences with children and young people during and after the COVID-19 pandemic, requiring, above all, adaptation. The investigation began in Brazil, involving student-spectators from the elementary schools Gov. Ivo Silveira (Palhoça/SC), Profª. Maria do Carmo de Souza (Palhoça/SC), and Acácio Alfredo Villain (Criciúma/SC). Later, theatrical mediation practices were extended to Portugal, with the participation of students from the schools Aprendizes and Almeida Garrett, in collaboration with Teatro Luís de Camões (Lisbon). During the pandemic, new approaches to arts and theater education in virtual environments were outlined. This context led us to investigate how the gathering effect is expressed through techno-gathering and how the reception of hybridity in theater (gathering and techno-gathering) can enhance the aesthetic education of digitally native youth. The theoretical framework is based on the contributions of authors from the fields of theater theory, reception, education and mediation, including Dubatti (2007), Rancière (2012), Masschelein and Simons (2014) and Ney Wendell (2013). In this context, terms such as techno-gathering and digital theater highlight their capacities for deterritorialization and reinvention, showing how digital technologies in theater can incorporate the characteristics of liveness, co-presence, gathering, and aura, enriching relationships with spectators. The approach of theatrical mediation proved to be a revealing strategy to understand digital technologies not only as tools but, most importantly, as relational devices. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (3020)Artes Escénicas (231)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
