"Post-Scriptum: um museu como memória” : curadoria e escrita da história do tempo presente
Fecha
2025Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa visa investigar a exposição coletiva Post-Scriptum: um museu como memória, em cartaz no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) entre dezembro de 2024 e março de 2025, a partir de sua curadoria, assinada pelo diretor da instituição, Francisco Dalcol. Procurou-se demonstrar a exposição como continuidade das causas e efeitos da Enchente de 2024 no estado do Rio Grande do Sul, localizando-a em seu contexto sócio-histórico e relacionando-a às pesquisas poéticas d ...
A presente pesquisa visa investigar a exposição coletiva Post-Scriptum: um museu como memória, em cartaz no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) entre dezembro de 2024 e março de 2025, a partir de sua curadoria, assinada pelo diretor da instituição, Francisco Dalcol. Procurou-se demonstrar a exposição como continuidade das causas e efeitos da Enchente de 2024 no estado do Rio Grande do Sul, localizando-a em seu contexto sócio-histórico e relacionando-a às pesquisas poéticas dos artistas que a compõem, balizadas pela sua curatorialidade. Para tanto, utilizaram-se de preceitos da História do Tempo Presente, dos Estudos Curatoriais e da história das exposições a partir do marco teórico estabelecido por Beatrice Von Bismarck (2022), que sintetiza ferramentas úteis à análise curatorial ao enfocar nas relações e articulações entre agentes sem reduzi-los às suas individualidades. Através de uma análise seção a seção, procurou-se estabelecer Post-Scriptum: um museu como memória enquanto situação curatorial complexa. Desse modo, a pesquisa pretende contribuir para o estudo das exposições e da curadoria e refletir sobre os impactos materiais e simbólicos da Enchente. ...
Abstract
The current research strives to investigate the collective exhibition Post-Scriptum: um museu como memória, showed at the Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) between December of 2024 and March of 2025, from it’s curatorship, whose auteur is the director of the institution, Francisco Dalcol. It looked to demonstrate the exhibition as continuity of the causes and effects of the great Flood of 2024 in the state of Rio Grande do Sul, positioning it in its social and historical c ...
The current research strives to investigate the collective exhibition Post-Scriptum: um museu como memória, showed at the Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) between December of 2024 and March of 2025, from it’s curatorship, whose auteur is the director of the institution, Francisco Dalcol. It looked to demonstrate the exhibition as continuity of the causes and effects of the great Flood of 2024 in the state of Rio Grande do Sul, positioning it in its social and historical context and connecting it to the poetic thought of the artists that compose it, beaconed by its curatoriality. As such, it utilized of premises of the fields of the History of Present Time, of Curatorial Studies and of the history of exhibitions in dialogue with the theoretical mark established by Beatrice Von Bismarck (2022), which synthetizes analytical tools of the curatorial by focusing on the relational aspects between agents rather than reducing them to individual entities. Through a section-by-section analysis, it strived to establish Post-Scriptum: um museu como memória as a complex curatorial situation. As such, this research looks to contribute to the study of the history of exhibitions and of curatorship on a regional scale, and to reflect on the material and symbolic impacts of the Flood. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (40280)Tesinas Artes Visuales (729)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


