Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorLeitão, Fábio Bauermannpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:25:08Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2943pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata do desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta computacional multimeios utilizada no auxílio ao aprendizado de projetos de experimentos básicos. A busca da sociedade por novos produtos e processos, cada vez melhores e de forma mais rápida, determina a necessidade da aplicação de técnicas mais objetivas e eficientes para se alcançar estes desafios. O trabalho de execução visando contemplar o mencionado anteriormente, procedeu-se da seguinte forma: (i) revisão e descrição dos conceitos relativos à Engenharia da Qualidade e ao Planejamento, Projeto e Análise de Experimentos (PPAE); (ii) identificação e descrição de métodos ou regras de planejamento experimental; (iii) investigação e identificação dos projetos e análises de experimentos considerados básicos; (iv) desenvolvimento de uma ferramenta multimeios para o auxílio ao aprendizado de PPAE; (v) avaliação da ferramenta desenvolvida, através de um estudo de caso; (vi) conclusões relacionadas ao trabalho desenvolvido. A abordagem adotada para apresentar a técnica experimental, destacou o planejamento, do projeto e análise, detalhando separadamente os mesmos. Este passo almejou, de forma objetiva, identificar aqueles projetos e análises básicos, iniciais ao aprendizado. A elaboração e posterior avaliação da ferramenta multimeios permitiu perceber a potencialidade da mesma, como um meio instrucional para o tema específico de projetos de experimentos, sendo sua aplicação de relativa facilidade. A avaliação mostrou ainda que existe muito a se avançar nos meios físicos de apresentação/execução deste tipo de ferramenta multimeios.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is about the development and evaluation of a computational multimedia tool for supporting the learning of basic design of experiments. The society’s search for new and improved products and faster processes creates the need for the application of more objective and efficient techniques. Therefore, the work that follows deals with the aforementioned issues through the following steps: (i) revision and description of concepts relative to the Quality Engineering and Planning, Design and Analysis of Experiments (DOE); (ii) identification and description of methods and rules for experimental planning; (iii) investigation and identification of basic designs and analyses of experiments; (iv) development of a multimedia tool to support the learning of DOE; (v) evaluation of the proposed tool, through a case study; (vi) conclusions. The adopted approach for presenting the design of experiments, highlighted the experimental planning, as much as the design and analysis, in order to identify in an objective way, those basic designs and analyses that introducing the learning. The elaboration and evaluation of the proposed multimedia tool was promising. The evaluation also showed that a lot could still be done for improving the presentation/execution of physical means for this type of multimedia tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento de experimentospt_BR
dc.subjectProgramas de computadorpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de uma ferramenta computacional multimeios utilizada no auxílio ao aprendizado de projetos de experimentos básicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000284135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem