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dc.contributor.advisorOliven, Ruben Georgept_BR
dc.contributor.authorFrydberg, Marina Baypt_BR
dc.date.accessioned2011-06-07T06:00:22Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29396pt_BR
dc.description.abstractO choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes de sociabilidade, através de uma nova leitura sobre a boemia. Essa redescoberta e recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos só é possível através do contato intergeracional, com a mediação e legitimação do conhecimento e da produção musical atual e de outros tempos. É a partir da redescoberta que jovens músicos recriam gêneros musicais tradicionais nas suas práticas musicais, através da profissionalização, e nas suas performances artísticas, através do corpo e da voz, e constroem as suas identidades de chorões, sambistas e fadistas. O movimento de redescoberta e recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos representa a atualização, através do universo musical, das relações entre modernidade e tradição.pt_BR
dc.description.abstractChoro, samba and fado are popular and traditional musical genres bound to the identity and the imaginary of their countries of origin, Brazil and Portugal. Over the last decade young musicians are rediscovering these musical genres through their musical practices with the valorization of collective forms of learning and environments of sociability, through a new perspective on bohemia. This rediscovery and recreation of choro, of samba and fado by young musicians is only possible through the intergenerational contact, with the mediation and legitimation of the knowledge and the current and past musical production. It is through the rediscovery that young musicians recreate traditional musical genres in their musical practices, through the professionalization, and in their artistic performances, through the body and the voice, and build their identities as “chorões”, “sambistas” and “fadistas”. The movement of rediscovery and recreation of choro, samba and fado by young musicians represents an update, through the musical universe, of the relations between modernity and tradition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectPortugalen
dc.subjectAntropologia da músicapt_BR
dc.subjectAntropologia culturalpt_BR
dc.subjectModernityen
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectTraditionen
dc.subjectMúsica portuguesapt_BR
dc.subjectMúsicospt_BR
dc.subjectGênero musicalpt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectFadopt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectImaginário popularpt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCultura musicalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.title"Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicospt_BR
dc.title.alternative"I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musiciansen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000776358pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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