Estudos poéticos I : prelúdio ao prélio
View/ Open
Date
2025Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesta dissertação de mestrado investigo o meu processo poético desde o início em 2021 até a atualidade. Tendo como epistemologia a fenomenologia enquanto ponto de partida para dar conta das indagações iniciais sobre a amorfia das imagens para o fenômeno e a natureza da realidade de espacialidades positivas e negativas, as primeiras experiências artísticas foram voltadas à abstração pictórica e às cisões espaciais assimétricas no suporte. O começo de trajeto que ocorreu concomitantemente à Pande ...
Nesta dissertação de mestrado investigo o meu processo poético desde o início em 2021 até a atualidade. Tendo como epistemologia a fenomenologia enquanto ponto de partida para dar conta das indagações iniciais sobre a amorfia das imagens para o fenômeno e a natureza da realidade de espacialidades positivas e negativas, as primeiras experiências artísticas foram voltadas à abstração pictórica e às cisões espaciais assimétricas no suporte. O começo de trajeto que ocorreu concomitantemente à Pandemia de Covid-19 estava muito atrelado à realidade doméstica e às materialidades do entorno, sendo os materiais comuns reutilizados e reciclados para fins artísticos. A continuidade do processo culminou em uma série de pinturas experimentais de expansão perceptiva, identificadas com o conceito de amorfismo e outra série de assemblagens feitas com a intenção de construir estrutura e projeto considerando a sintaxe visual. Qualificada como Pesquisa-Em-Arte a dissertação levanta problemas em relação à produção plástica, a análise, a articulação teórica e o texto. A análise da produção plástica faz a descrição dos trabalhos e processos para chegar em articulações teóricas que nesta pesquisa encontrou os conceitos de intuição, distorção e disruptura, e ao reduzir os fenômenos imaginativos da criação desencadeou no pensamento por imagens como objeto, tema da noologia. Na conclusão, por conta do trabalho com objetos e desdobramentos do processo faço intersecções com figuras literárias e debates atuais da filosofia continental como, não-fenômeno, ontologia orientada a objetos e pós-humanismo. ...
Abstract
In this master's dissertation, I investigate my poetic process from its beginnings in 2021 to the present day. Using phenomenology as an epistemology as a starting point to address the initial questions about the amorphousness of images for the phenomenon and the nature of the reality of positive and negative spatialities, the first artistic experiences were focused on pictorial abstraction and asymmetrical spatial divisions in the medium. The beginning of the journey that occurred concomitantl ...
In this master's dissertation, I investigate my poetic process from its beginnings in 2021 to the present day. Using phenomenology as an epistemology as a starting point to address the initial questions about the amorphousness of images for the phenomenon and the nature of the reality of positive and negative spatialities, the first artistic experiences were focused on pictorial abstraction and asymmetrical spatial divisions in the medium. The beginning of the journey that occurred concomitantly with the Covid-19 Pandemic was closely linked to domestic reality and the materialities of the surroundings, with common materials being reused and recycled for artistic purposes. The continuity of the process culminated in a series of experimental paintings of perceptive expansion, identified with the concept of amorphism, and another series of assemblages made with the intention of building structure and design considering visual syntax. Qualified as Research-In-Art, the dissertation raises problems in relation to plastic production, analysis, theoretical articulation and text. The analysis of plastic production describes the works and processes to arrive at theoretical articulations that in this research found the concepts of intuition, distortion and disruption, and by reducing the imaginative phenomena of creation triggered in the thought of images as an object, a theme of noology. In the conclusion, due to the work with objects and developments of the process, I make intersections with literary figures and current debates of continental philosophy such as, non-phenomenon, ontology oriented to objects and post-humanism. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - área de concentração em Poéticas Visuais.
Collections
-
Visual Arts (498)
This item is licensed under a Creative Commons License
