A superfície como promessa : pintar, desenhar e cuidar
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investiga a relação entre a superfície pictórica e a ideia de promessa no contexto das poéticas visuais, abordando as ações de desenhar e pintar como questões imbricadas na prática do cuidado. No decorrer da investigação, a noção de cuidado foi percebida por meio de instâncias atravessadoras que contextualizam o sujeito da pesquisa: artista-docente-mãe. Tal dimensão foi acolhida como parte do objeto da pesquisa à medida em que elaborava estratégias de manutenção de um espaço próprio n ...
Esta tese investiga a relação entre a superfície pictórica e a ideia de promessa no contexto das poéticas visuais, abordando as ações de desenhar e pintar como questões imbricadas na prática do cuidado. No decorrer da investigação, a noção de cuidado foi percebida por meio de instâncias atravessadoras que contextualizam o sujeito da pesquisa: artista-docente-mãe. Tal dimensão foi acolhida como parte do objeto da pesquisa à medida em que elaborava estratégias de manutenção de um espaço próprio necessário à criação artística. A promessa é aqui entendida como um elemento fundamental do fazer artístico – um compromisso que sustenta a continuidade do trabalho em meio a incertezas e transformações, tanto da própria prática quanto das instâncias que a atravessam. Assim, a pesquisa questiona a noção de perda, uma vez que a vida do trabalho se mantém pela presença constante do vir a ser de determinadas aparências. Cuidar é também prometer e se comprometer com a manutenção da vida do trabalho. Por essa via, a forma primordial de manutenção se constitui a partir da proximidade e do amor aos materiais do desenho e da pintura. A pesquisa parte de uma imersão no manuseio de diferentes materialidades, como tecidos, tintas e papéis, explorando a superfície como elemento dinâmico que acolhe, repele e multiplica experimentações diversas. Dessa forma, a investigação se desdobra em três momentos principais: mergulho, desapossamento e retração, os quais, juntamente à promessa, dão nome ao primeiro, segundo e terceiro capítulos desta tese. O mergulho se refere à entrega ao processo criativo, o desapossamento corresponde ao distanciamento necessário para a análise do trabalho e a retração se refere ao momento de revisão do que foi produzido. ...
Abstract
This dissertation investigates the relationship between the pictorial surface and the idea of promise in the context of visual poetics, addressing the actions of drawing and painting as issues intertwined in the practice of care. During the investigation, the notion of care was perceived through intersecting instances that contextualize the research subject: artist-teacher-mother. This dimension was welcomed as part of the research object as it developed strategies for maintaining a space of it ...
This dissertation investigates the relationship between the pictorial surface and the idea of promise in the context of visual poetics, addressing the actions of drawing and painting as issues intertwined in the practice of care. During the investigation, the notion of care was perceived through intersecting instances that contextualize the research subject: artist-teacher-mother. This dimension was welcomed as part of the research object as it developed strategies for maintaining a space of its own necessary for artistic creation. The promise is understood here as a fundamental element of artistic practice – a commitment that sustains the continuity of the work amid uncertainties and transformations, either of the practice itself or the instances that traverse it. Thus, the research questions the notion of loss, since the life of the work is sustained by the constant presence of the being of certain appearances. Caring also means promising and committing to maintaining the life of the work. Thus, the primary form of maintenance is formed by proximity and love for the materials of drawing and painting. The research opens with an immersion in the handling of different materials, such as fabrics, paints, and papers, exploring the surface as a dynamic element that welcomes, repels, and multiplies diverse experiments. Therefore, the investigation unfolds in three main steps: immersion, dispossession, and withdrawal, which, together with the promise, give a name to the first, second, and third chapters of this dissertation. Immersion refers to the surrender to the creative process, dispossession corresponds to the distance necessary for the analysis of the work, and withdrawal refers to the moment of reviewing what was produced. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais : Área de concentração Poéticas Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (3020)Artes Visuais (498)
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