Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorKonrath, Mary Lúcia Pedrosopt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorMezzari, Adelinapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-04T06:01:03Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29361pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é resultado de uma pesquisa que investiga ferramentas de autoria, as quais permitem a construção de conteúdos e seu empacotamento para uso e reuso em diferentes contextos e por diferentes sujeitos, buscando atender os objetivos pedagógicos de uma unidade de aprendizagem, assim como atendendo às necessidades educacionais de seus alunos. Este estudo foi realizado através de experiências de empacotamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) a partir de alguns dos padrões apresentados, exploração da ferramenta de autoria eXe para produção e integração de um OA no ambiente Moodle. A questão central de pesquisa buscou estudar o comportamento dos OAs produzidos pelas ferramentas de autoria investigadas frente ao LMS Moodle. Como principais resultados têm-se que as ferramentas de autoria estudadas permitem o encapsulamento de objetos em pelo menos um dos padrões, SCORM ou IMS, através de opções de exportação disponíveis nas próprias ferramentas. Os OAs disponibilizados nestes formatos facilitam a produção, reuso, rastreamento e gerenciamento quanto ao acesso dos alunos, assim como possibilitam a adaptação pelo professor a diferentes contextos e situações de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is the result of a research that investigates authoring tools, wich allow the construction of contents and its packaging for use and reuse in different contexts by different individuals, trying to achieve the pedagogical objectives of a unit of learning, as well as, achieve their students’ educational needs. This study was conducted through the experiences of packaging Learning Objects (LOs) from some of the patterns presented, the usage of a eXe authoring tool for the production and integration of a LO into the Moodle environment. The main issue here was studying the behavior of the LOs produced by authoring tools investigated in the Moodle LMS. Our results presents that the authoring tools analized allow the encapsulation of objects in at least one of the patterns, SCORM or IMS, through export options available within their tools.The LOs available in these formats facilitate the production, reuse, tracking and managing the access of those students as well as allow the teacher to adapt to different contexts and learning situations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n. 3 (Dez. 2009), p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectContent packagingen
dc.subjectStandardizationen
dc.titleAutoria e empacotamento de conteúdospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000762353pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem