Autoria e empacotamento de conteúdos
dc.contributor.author | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Mezzari, Adelina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-04T06:01:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29361 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investiga ferramentas de autoria, as quais permitem a construção de conteúdos e seu empacotamento para uso e reuso em diferentes contextos e por diferentes sujeitos, buscando atender os objetivos pedagógicos de uma unidade de aprendizagem, assim como atendendo às necessidades educacionais de seus alunos. Este estudo foi realizado através de experiências de empacotamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) a partir de alguns dos padrões apresentados, exploração da ferramenta de autoria eXe para produção e integração de um OA no ambiente Moodle. A questão central de pesquisa buscou estudar o comportamento dos OAs produzidos pelas ferramentas de autoria investigadas frente ao LMS Moodle. Como principais resultados têm-se que as ferramentas de autoria estudadas permitem o encapsulamento de objetos em pelo menos um dos padrões, SCORM ou IMS, através de opções de exportação disponíveis nas próprias ferramentas. Os OAs disponibilizados nestes formatos facilitam a produção, reuso, rastreamento e gerenciamento quanto ao acesso dos alunos, assim como possibilitam a adaptação pelo professor a diferentes contextos e situações de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper is the result of a research that investigates authoring tools, wich allow the construction of contents and its packaging for use and reuse in different contexts by different individuals, trying to achieve the pedagogical objectives of a unit of learning, as well as, achieve their students’ educational needs. This study was conducted through the experiences of packaging Learning Objects (LOs) from some of the patterns presented, the usage of a eXe authoring tool for the production and integration of a LO into the Moodle environment. The main issue here was studying the behavior of the LOs produced by authoring tools investigated in the Moodle LMS. Our results presents that the authoring tools analized allow the encapsulation of objects in at least one of the patterns, SCORM or IMS, through export options available within their tools.The LOs available in these formats facilitate the production, reuse, tracking and managing the access of those students as well as allow the teacher to adapt to different contexts and learning situations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n. 3 (Dez. 2009), p. 1-11 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Authorship | en |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Content packaging | en |
dc.subject | Standardization | en |
dc.title | Autoria e empacotamento de conteúdos | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000762353 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40977)Health Sciences (10957)