Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Márcio Alexandre Rodriguezpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-03T06:00:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29353pt_BR
dc.description.abstractDa investigação de um grupo de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Porto Alegre, RS, procuramos identificar e analisar zonas de interesse e práticas sociais que pudessem dar início a uma atividade de ensino de Matemática. Do interesse/necessidade demonstrados em relação aos projetos pessoais de futuro, especialmente a orientação profissional, elaboramos uma sequência e um experimento reduzido de ensino nesta direção, respeitando o programa da escola. Utilizamos, tanto na sequência quanto no experimento, mecanismos virtuais, que são construções da geometria dinâmica, e poderiam ser objeto de interesse dentro de algumas profissões escolhidas pelo grupo de alunos. As atividades desenvolvidas demonstraram ser propicias ao estudo de conceitos da Matemática escolar e para a transformação dos esquemas usuais de assimilação utilizados, pelos alunos, nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation of a group of high school students in a public school in the city of Porto Alegre, RS, sought to identify and analyze areas of interest and social practices that could initiate an activity for teaching math. Of interest / need demonstrated in relation to personal projects in the future, especially the professional guidance, we developed a teaching sequence and a reduced teaching experiment in this direction, respecting the school program. We use both in the teaching sequence as in the experiment reduced teaching, virtual appliances, which are constructions of dynamic geometry, which could be the object of interest within some professions chosen by the student group. The activities proved to be conducive to the study of concepts of mathematics and for transforming the usual schemes of assimilation used by students in mathematics classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrutivismo socialpt_BR
dc.subjectSocial constructivismen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectStudent’s interesten
dc.subjectVirtual appliancesen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleEnsino da Matemática curricular a partir dos interesses dos alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem