Show simple item record

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Gisele Alt dept_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:35Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29316pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa “O Sujeito da educação: conhecimento, linguagem, contextos”, está vinculada ao projeto de pesquisa que investiga as representações que os sujeitos constroem sobre a realidade. Esta pesquisa é resultado de investigação com crianças, em turmas de alfabetização, sobre o nome próprio e a investigação está contextualizada no cotidiano de alfabetizadora-pesquisadora. Com fundamentação teórica na Epistemologia Genética, esta pesquisa teve a metodologia inspirada no método clínico piagetiano, tanto em sua dimensão individual quanto em sua adaptação à coletividade da sala de aula. A coleta de dados foi composta de várias formas de evidência: observação e entrevistas. O problema de pesquisa procurou indagar como as crianças representam seus nomes e que relações estabelecem entre as unidades que o compõem com sua totalidade. A análise de dados aponta para existência de níveis um, dois e três que evidenciam o desenvolvimento em relação à construção do nome próprio como uma totalidade compostas por partes dispostas de forma ordenada e estável.pt_BR
dc.description.abstractEsta disertación de máster desarrollada en la línea de investigación “El Sujeto de la educación: conocimiento, lenguaje, contextos”, está vinculada al proyecto de pesquisa que investiga las representaciones que los sujetos construyen sobre la realidad. Esta pesquisa es resultado de investigación en grupos de alfabetización, con niños, sobre el nombre propio. La investigación está contextualizada en el cotidiano de la alfabetizadora-pesquisadora. Con fundamentación teórica en Epistemología Genética, esta investigación tuvo la metodología inspirada en el método clínico piagetiano, tanto en su dimensión individual cuanto en su adaptación a la colectividad del aula. La colecta de datos ha sido compuesta de varias formas de evidencia. El problema de pesquisa ha buscado indagar como los niños representan sus nombres y que relaciones establecen entre las unidades que lo componen con su totalidad. El análisis de datos apunta para la existencia de niveles que evidencian el desarrollo en relación a la construcción del nombre propio como una totalidad compuestas por partes dispuestas de forma ordenada y estable.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNombre propioes
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEpistemología genéticaes
dc.subjectNome própriopt_BR
dc.subjectMétodo clínico piagetianoes
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónes
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.titleO nome próprio : um universo construído pela criançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776134pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record