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dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPastl, Carla Monego Linspt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T07:57:22Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293168pt_BR
dc.description.abstractNo contexto da inclusão educacional, as Tecnologias Assistivas (TAs) atuam como aliadas nas práticas pedagógicas ao potencializarem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual (DV). As TAs se configuram como recursos pedagógicos importantes, capazes de ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento e de favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências funcionais em alunos com DV. Esta dissertação tem como objetivo verificar como os alunos com DV, percebem, acessam e utilizam as TAs em suas práticas e processos de aprendizagem da educação em Ciências e as suas contribuições no desenvolvimento das habilidades e das competências funcionais em relação à sua autonomia na Biblioteca Especial da UCERGS. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com caráter exploratório e delineamento metodológico de estudo de caso. cenário investigativo é a Biblioteca Especial da União dos Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS), onde a pesquisadora desenvolveu, em parceria com a Instituição, um projeto de reorganização do acervo. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal, em que participaram três estudantes com DV, de diferentes idades e instituições de ensino utilizando-se entrevista semiestruturada, construída com base no lema “Nada sobre nós sem nós” e assegurando o protagonismo dos participantes na expressão de suas vivências e percepções. A análise dos dados seguiu as etapas da Análise de Conteúdo (pré-análise, codificação, categorização e interpretação). Destaca-se no estudo, o papel do professor como mediador, a necessidade de adaptação dos materiais didáticos e a relevância da biblioteca como espaço de aprendizagem, no qual o bibliotecário atua como mediador-educador. A pesquisa reafirma que o ensino de Ciências, à luz da teoria de Vygotsky, está relacionado às interações sociais, que são determinantes nos processos de ensino-aprendizagem. Ressalta-se, sobretudo, a urgência de políticas voltadas à formação docente continuada e à valorização da escuta ativa de alunos com DV, contribuindo para o fortalecimento de práticas inclusivas que integrem tecnologia, mediação e acessibilidade como pilares de uma educação emancipadora.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of educational inclusion, Assistive Technologies (ATs) act as allies in pedagogical practices by enhancing the teaching and learning process for students with visual impairments (VI). ATs are important pedagogical resources, capable of expanding access to knowledge and promoting the development of functional skills and competencies in students with VI. This dissertation aims to verify how students with VS perceive, access, and use AT in their science education practices and learning processes and its contributions to the development of functional skills and competencies in relation to their autonomy in the Special Library of UCERGS. The research adopts a qualitative, applied approach, with an exploratory character and a case study methodological design. The investigative setting is the Special Library of the Union of the Blind of Rio Grande do Sul (UCERGS), where the researcher developed, in partnership with the institution, a project to reorganize the collection. Data collection was carried out using the focus group technique, in which three students with visual impairments of different ages and from different educational institutions participated, using a semi-structured interview based on the motto “Nothing about us without us” and ensuring the participants' protagonism in expressing their experiences and perceptions. Data analysis followed the stages of Content Analysis (pre-analysis, coding, categorization, and interpretation). The study highlights the role of the teacher as a mediator, the need to adapt teaching materials, and the relevance of the library as a learning space, in which the librarian acts as a mediator-educator. The research reaffirms that science teaching, in light of Vygotsky's theory, is related to social interactions, which are decisive in the teaching-learning processes. Above all, it highlights the urgency of policies aimed at continuing teacher training and valuing active listening to students with DV, contributing to the strengthening of inclusive practices that integrate technology, mediation, and accessibility as pillars of an emancipatory education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisually impaired studenten
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technologiesen
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectSpecial libraryen
dc.titleO papel das tecnologias assistivas na educação em ciências : uma análise do acesso e da utilização em Bibliotecas por alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001266736pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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