Show simple item record

dc.contributor.advisorKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Flávia Renata Pintopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:34Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29315pt_BR
dc.description.abstractA dissertação, Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: teoria e Prática em Questão, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Universidade Teoria e Prática, busca discutir dois temas centrais para a educação: a avaliação da aprendizagem e a formação de professores. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de investigar a concepção e prática a respeito do processo de avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores em cursos de licenciatura, tendo como foco principal a preparação do licenciado para avaliar. Leva em consideração a importância dos temas abordados e a necessidade de discutir, questionar e refletir sobre o processo avaliativo no ensino superior, especificamente no momento da formação dos professores, tomando por base teórica autores como Hoffmann, Luckesi, Lüdke, Cunha, Freire, Tardif, Krahe, Enricone, dentre outros. Busca saber como os alunos das licenciaturas se constituem como professores avaliadores e o que interfere pontualmente nesta formação, focando a relação do futuro docente, no tempo de preparação, com as concepções e situações de avaliação, considerando o discurso e o exemplo docente (a teoria e a prática) como elementos influenciadores desta formação. A pesquisa focou dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Matemática e Letras, tendo como sujeitos de pesquisa estudantes e professores destes cursos. Após análise dos dados constatou-se que a temática da avaliação da aprendizagem é pouco importante como elemento curricular constituinte da preparação docente nos cursos de licenciatura pesquisados. Como prática do ensino superior a avaliação segue conservadora, centrada no professor e preocupada com o seu caráter formal: provas, notas e certificação, ainda que de forma isolada tenham sido encontrados exemplos de formadores que adotam práticas avaliadoras formativas. É presente na preparação dos docentes a simetria invertida, ou seja, o aprendizado na posição inversa a que irá atuar no futuro, concretizando fortemente o exemplo da prática avaliativa dos formadores, longe do propugnado na atual legislação de formação docente e teorias da avaliação contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation, Learning Evaluation in Teacher Training: Theory and Practice In Question, developed in Research Area: University – Theory and Practice, aims at discussing two central themes for education: learning evaluation and teacher training. It is a qualitative research, seeking to investigate conception and practice concerning the learning evaluation process in the initial training of teachers within courses of study which award the licentiate degree, focusing mainly on the preparation of the licentiate to evaluate. It considers the importance of the approached themes and the necessity to discuss, to question and to reflect on the evaluative process in Higher Education, specifically at the moment of teachers’ training, taking as a theoretical basis authors such as Hoffman, Luckesi, Lüdke, Cunha, Freire, Tardif, Krahe, Enricone, among others. It seeks to know how students pursuing a licentiate degree constitute themselves as evaluator teachers and what incidentally interferes in this formation, focusing on the future educator’s relation, in time of their preparation, to the conceptions and the circumstances of evaluation, considering the teaching discourse and example (the theory and the practice) as influential elements of this training. The research focused on two licentiate courses of the Federal University of Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul): Mathematics and Language, taking as research subjects this courses’ students and docents. After analyzing the data, it could be perceived that the learning evaluation thematic has little importance as a curricular component of teacher training in the researched licentiate courses. As an Higher Education practice, evaluation is still conservative, teacher-centered and preoccupied with its formal character: examinations, grades and certification, albeit there have been found isolated examples of educators who adopt formative evaluative practices. Teacher’s preparation involves inverted symmetry, in other words, learning in the opposite position of that which will be held in the future, strongly bringing about the docents’ evaluative practice example, distant from what is predicated by the current legislation on teacher training and by contemporary evaluation theory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLearning evaluationen
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na formação de professores : teoria e prática em questãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record