O mito de Posídon e Pélops : pederastia, homoerotismo e a construção da masculinidade hegemônica ateniense na cerâmica ática (500 - 370 AEC)
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O trabalho centra-se na análise das pinturas sobre cerâmicas áticas com representações visuais do mito do amor entre Posídon e Pélops. São dezessete os vasos que fazem parte do corpus documental da pesquisa, os quais foram categorizados em três tipologias de acordo com os episódios da narrativa: (1) cenas de cortejo; (2) cenas de perseguição; e (3) cenas de corrida equestre. Considerando que os três momentos do mito encontram paralelo na estrutura da pederastia, instituição ateniense de cunho a ...
O trabalho centra-se na análise das pinturas sobre cerâmicas áticas com representações visuais do mito do amor entre Posídon e Pélops. São dezessete os vasos que fazem parte do corpus documental da pesquisa, os quais foram categorizados em três tipologias de acordo com os episódios da narrativa: (1) cenas de cortejo; (2) cenas de perseguição; e (3) cenas de corrida equestre. Considerando que os três momentos do mito encontram paralelo na estrutura da pederastia, instituição ateniense de cunho aristocrático responsável pelo processo de masculinização e maturação dos futuros cidadãos, levantou-se a hipótese de que os vasos contribuíram para a normatização do corpo e do comportamento dos homens em Atenas ao fazerem circular imagens da narrativa mítica. Dessa maneira, a partir da intersecção de estudos das áreas de História, Arqueologia, História da Arte e do campo de Gênero e Sexualidade, investigou-se como as figuras de Posídon, como erastḗs, e de Pélops, como erṓmenos, serviam de paradigmas para os relacionamentos entre os homens mais velhos e os mais jovens da elite ateniense durante o período Clássico. ...
Abstract
The work focuses on the analysis of paintings on attic pottery with visual representations of the love myth between Poseidon and Pelops. There are seventeen vases that are part of the documentary corpus of the research, which were categorized into three types according to the episodes of the narrative: (1) courtship scenes; (2) pursuit scenes; and (3) equestrian race scenes. Considering the three moments of myth find parallel in the structure of pederasty, an Athenian institution of aristocrati ...
The work focuses on the analysis of paintings on attic pottery with visual representations of the love myth between Poseidon and Pelops. There are seventeen vases that are part of the documentary corpus of the research, which were categorized into three types according to the episodes of the narrative: (1) courtship scenes; (2) pursuit scenes; and (3) equestrian race scenes. Considering the three moments of myth find parallel in the structure of pederasty, an Athenian institution of aristocratic nature responsible for the process of masculinization and maturation of future citizens, is raised the hypothesis that the vessels contributed to the standardization of the body and behavior of men in Athens by circulating images of the mythical narrative. Thus, from the intersection of studies in the areas of History, Archaeology, Art History and the field of Gender and Sexuality, it was investigated how the figures of Poseidon, as erastḗs, and Pélops, as erṓmenos, served as paradigms for relationships between the older and younger men of the athenian elite during the Classical period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7921)História (704)
Este item está licenciado na Creative Commons License


