Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMorais, Jennifer Azambuja dept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Gabriela das Dorespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-19T06:57:35Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293119pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como escopo a confiança na internet e nas redes sociais e o comportamento dos jovens estudantes de ensino médio de Porto Alegre, em um contexto de Fake News. O objetivo central deste trabalho é verificar a relação da confiança na internet e redes sociais com a verificação e o contato com Fake News, entre os jovens. Os objetivos específicos incluem apresentar os níveis de confiança na internet e redes sociais, de interesse por política, de participação como ferramenta de mudança da política, percepção e contato dos jovens com Fake News; Analisar a relação entre a confiança na internet e redes sociais e a verificação e o contato com as Fake News, bem como dos níveis de interesse por política e estas variáveis; Propor parâmetros centrais, a partir da análise dos dados, para a construção de diretrizes para a Educação Midiática no ensino de Sociologia. Nesta pesquisa, com metodologia quantitativa, são analisados os dados referentes ao município de Porto Alegre (RS), disponibilizados pela pesquisa Democracia, mídias e capital social: Um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil, aplicada nos meses de outubro e novembro de 2023, pelo Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL), Neste trabalho são propostas duas hipóteses, que quanto maior a confiança na internet e nas redes sociais, menos os jovens verificam e identificam o contato as Fake News; Quanto maior o interesse por política, mais os jovens verificam e identificam o contato das Fake News. Os resultados confirmam em parte as duas hipóteses, indicando em parte que altos níveis de confiança na internet estão associados à menor verificação de informações, enquanto o maior interesse por política correlaciona-se, em parte, com práticas de checagem mais frequentes. Conclui-se que a Educação Midiática desempenha um papel crucial para capacitar os jovens a lidar criticamente com as Fake News, contribuindo para o fortalecimento da cultura política e da democracia.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on internet and social media trust and the behavior of high school students in Porto Alegre, Brazil, in the context of Fake News. The main objective is to examine the relationship between trust in the internet and social media and the verification and exposure to Fake News among young people. Specific objectives include presenting levels of trust in the internet and social media, interest in politics, participation as a tool for political change, perception of and exposure to Fake News among youth; analyzing the relationship between trust in the internet and social media and the verification and exposure to Fake News, as well as levels of political interest and these variables; and proposing central parameters, based on data analysis, for developing media education guidelines in Sociology teaching. This quantitative research analyzes data from Porto Alegre (RS/Brazil), made available by the research Democracy, media and social capital: A comparative study of political socialization of young people in the South of Brazil, applied in november 2023, by the Center of Research on Latin America (“NUPESAL” in portuguese), linked to the Postgraduate Program in Political Science at “UFRGS” (federal university of Rio Grande do Sul). In this work, two hypotheses are proposed: the greater the trust in the internet and social networks, the less young people check and identify Fake News; the greater the interest in politics, the more young people check and identify Fake News contacts. The results partially confirm both hypotheses, indicating in part that high levels of trust in the internet are associated with less information checking, while greater interest in politics correlates, in part, with more frequent checking practices. It is concluded that media education has a crucial role in enabling young people to deal critically with Fake News, contributing to the strengthening of political culture and democracy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectYouthen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPolitical cultureen
dc.subjectMedia educationen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEducação midiáticapt_BR
dc.titleJuventude conectada : a relação entre confiança na Internet e Fake News em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001266741pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem