Show simple item record

dc.contributor.authorZank, Cláudiapt_BR
dc.contributor.authorBasso, Lourenço de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29304pt_BR
dc.description.abstractA interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet.pt_BR
dc.description.abstractThe interaction has main role in learning processes mediated by technology. This paper intends to show that discursive interactions may be related to conflict situations and even so cooperate for knowledge construction in Learning Virtual Communities. By pointing out the other person perspective and permitting the debate, the conflict becomes an important part of the learning process. This way we identify interactions occurring on synchronous and asynchronous tools and then we analyze its content basing in the follow categories: disagreement discourses, clarification and didactic interaction. Finally, we suggest examples of researches that can help to understand how to operate the processes of teaching and learning mediated by computer and the Internet.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectComunidade virtualpt_BR
dc.subjectConflicten
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledge constructionen
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectLearning virtual communitiesen
dc.titleInterações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeDiscourses Interactions: conflicts required for knowledge construction in learning virtual communities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763395pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record