Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliveira, Fátima Bayma dept_BR
dc.contributor.authorDal Zot, Wili Alberto Branckspt_BR
dc.date.accessioned2011-06-01T06:00:36Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29283pt_BR
dc.description.abstractO trabalho pesquisou a importância dos recursos didáticos utilizados na disciplina de Matemática Financeira do Curso de Administração a Distância realizado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com base na percepção dos estudantes de uma das turmas. Os recursos instrucionais examinados foram: aulas gravadas em vídeo, exercícios, livro texto e comunicação professor/tutor-aluno através de “chats”. As variáveis pesquisadas foram confrontadas entre si e com situações análogas vivenciadas pelos respondentes em aulas presenciais. Examinou-se também a influência dos estilos de aprendizagem nas preferências dos alunos quanto aos recursos instrucionais utilizados. A pesquisa baseou-se em questionários respondidos pelos alunos utilizando-se basicamente da escala de Lickert. Foi adotado o Inventário de Estilos de Aprendizagem baseado no Modelo Experiencial de Aprendizagem de Kolb. Preferencialmente foi utilizada a prova estatística não-paramétrica de Kolmogorov-Smirnov para testar a aderência entre as amostras. O trabalho concluiu identificando preferência dos respondentes quanto a eficácia no aprendizado pelos exercícios práticos seguidos das aulas gravadas em vídeo e do livro texto. Constatou-se a importância da estrutura (planejamento e organização) da disciplina no atingimento dos resultados positivos. Ao final o trabalho recomendou aprofundamento da questão de comunicação entre professor, tutores e alunos especialmente quanto à utilização dos “chats”.pt_BR
dc.description.abstractThe study investigated the importance of teaching material used in Business Math discipline in Management Course Distance conducted by the Federal University of Rio Grande do Sul Management School, based on students' perceptions of the classes. The instructional resources examined were videotaped lessons, exercises, textbook and communication teacher/tutor student through chat rooms. The variables studied were compared with each other and similar situations experienced by respondents in classes. We examined the influence of learning styles preferences of students regarding the instructional resources used. The research was based on questionnaires answered by students using basically the Lickert scale. It was adopted the Learning Styles Inventory based on the Experiential Learning Model of Kolb. It was used the Kolmogorov-Smirnov non-parametric statistics proof preferably for the adhesion test between the samples. The paper concluded by identifying preferences of respondents about the effectiveness of learning followed by practical exercises of the lessons recorded on video and textbook. It was noted the importance of structure (planning and organization) of the discipline in the achievement of positive results. At the end of the work recommended deepening the issue of communication between teachers, tutors and students especially the use of chat rooms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTeaching resourcesen
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectLearning stylesen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administraçãopt_BR
dc.subjectTeorias pedagógicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectFundacao Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administracao Publicapt_BR
dc.titleEducação a distância : avaliação dos instrumentos didáticos e sua relação com os estilos de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776529pt_BR
dc.degree.grantorFundação Getúlio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.degree.departmentCentro de Formação Acadêmica e Pesquisapt_BR
dc.degree.programMestrado Acadêmico em Administração da EBAPE/FGVpt_BR
dc.degree.localRio de Janeiro, BR-RJpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem