Vídeo teatral : um estudo sobre o papel das mídias eletrônicas no teatro escolar
View/ Open
Date
2011Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a temática das mídias eletrônicas em nosso cotidiano, mais especificamente, no ambiente escolar Procurou-se investigar, as possíveis relações entre as mídias eletrônicas e a criação teatral no ambiente escolar. Para tal reflexão, destaca-se a presença dessas mídias eletrônicas no processo de criação teatral denominado: Vídeo Teatral, procedimento, que deriva da mistura das linguagens teatral e audiovisual, fazendo uso das técnicas de vídeo para a gr ...
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a temática das mídias eletrônicas em nosso cotidiano, mais especificamente, no ambiente escolar Procurou-se investigar, as possíveis relações entre as mídias eletrônicas e a criação teatral no ambiente escolar. Para tal reflexão, destaca-se a presença dessas mídias eletrônicas no processo de criação teatral denominado: Vídeo Teatral, procedimento, que deriva da mistura das linguagens teatral e audiovisual, fazendo uso das técnicas de vídeo para a gravação de cenas teatrais, bem como, de outros recursos, como a inclusão de efeitos visuais e sonoros, a fim de complementar as aulas de teatro. A metodologia da pesquisa deu-se através da análise do material empírico (fotos e vídeos) gerados pelos alunos participantes do trabalho, tanto no ano de 2009, quanto de 2010. Realizou-se, também uma entrevista semi estruturada com um grupo de alunos, que participaram de ambos os processos. Para fundamentar esta reflexão utilizamos algumas ideias dos seguintes autores: Teixeira Coelho, Roger Silverstone, Douglas Kellner, Rosa Maria Bueno Fischer, Joan Ferrés, Stuart Hall, entre outros teóricos, os quais colaboraram com esse estudo. Ao fim do processo de investigação, algumas questões destacaram-se como contribuições provenientes deste processo de pesquisa: o interesse dos alunos pela disciplina de Artes, a valorização desta matéria pela escola e a possibilidade de materializar o efêmero ato teatral. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License