Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorMancuso, Nádia Herterpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-01T06:00:32Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29270pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa reflete sobre a visão dos jovens em relação à sua realidade e enfatiza as possibilidades pedagógicas da criação audiovisual, através da análise de um conjunto de vídeos produzidos por alunos de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A investigação parte da hipótese que a escuta do professor em relação aos seus alunos e a busca de aproximação entre o universo deles e os conhecimentos a serem desenvolvidos na escola, podem contribuir para a implementação de um processo eficaz de ensino e aprendizagem. Assim, propõe-se à utilização criativa de meios tecnológicos e digitais como ferramentas para o autoconhecimento desses sujeitos, oportunizando uma criação autoral que estimule a autonomia, a vivência em grupo, a reflexão crítica sobre a realidade que os cerca e a tomada de decisões para possíveis mudanças referentes a assuntos que os mobilizem. Acredita-se que através desta proposta é possível que o professor conheça melhor a realidade destes jovens e, assim, possa elaborar práticas pedagógicas que contemplem os interesses e as necessidades do jovem contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis research reflects upon the vision young people have about their reality and emphasizes the pedagogical possibilities for audiovisual creation, through the analysis of a series of videos produced by students of a certain Municipal School of Porto Alegre, Brazil. The departing point of the study lies in the premise that the teacher’s listening of the students combined with the seek for a reproach of their universe and the knowledge to be gained at school, can contribute to the implementation of an effective process of both teaching and learning. Thus, we propose the use of media and digital technology in a creative way as tools for the self-knowledge of the students, generating the opportunity for original creation that encourages autonomy, group experience, critical reflection on the reality surrounding them and the taking of decisions regarding changes on issues that motivate them. It is believed that the way proposed by this study makes it possible for the teacher to enhance his understanding of the reality of the youngsters, thus making him capable of developing pedagogical practises that respect the interests and the needs of the contemporary youth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiovisual educationen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectNew technologiesen
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleÉ nóis na quebrada! o olhar dos jovens através da produção audiovisualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776674pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples