Estilo de gestão em conselhos municipais e sua influência numa administração pública municipal : caso do Conselho Municipal de Educação de Dom Pedrito - RS
dc.contributor.advisor | Klering, Luis Roque | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Wanderlan Barreto da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:24:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/2926 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo visa identificar o estilo de gestão do Conselho Municipal de Educação de Dom Pedrito, de acordo com a percepção de seus próprios componentes, e qual a influência das ações deste Conselho na Administração Pública Municipal de Dom Pedrito. A pesquisa está alicerçada em dois momentos importantes: o primeiro se constitui numa pesquisa quantitativa aplicada às (9) nove conselheiras titulares, usando um questionário baseado no modelo de análise de Likert; o segundo se constitui numa pesquisa qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas, para analisar as variáveis que envolvem a relação Conselho Municipal de Educação (CME), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Poder decisório Municipal (Prefeito). Os resultados obtidos evidenciam que o estilo de gestão do Conselho Municipal de Educação é o participativo-consultivo. Por outro lado, a pesquisa qualitativa mostra a importância da existência e da atuação do Conselho Municipal de Educação, que tem de trabalhar em consonância com os órgãos com os quais se relaciona e interage. Conclui-se que o Conselho Municipal de Educação é importante para garantir transparência, fundamentar as decisões do executivo municipal e espelhar a vontade da comunidade, além de apontar potencialidades existentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research's main objective is to evaluate the management' s style ofthe Municipal Education Council - Dom Pedrito - RS, in the advisors view, and what. influence of the actions of this Council exert on the Public Administration of Dom Pedrito. The research has its foundations in two important moments: the first is constituted in a quantitative research applied to (9) nine first advisors, through a questionnaire based on the Likert's analysis' model. The second is constituted by a qualitativeresearch with semi-structured interview, to analyze the variables that involve the relationship between CME, Municipal Education Department and the Municipal DecisionPower (Mayor). The results obtained show that the management' s style of the CME is the partivipative-consultive. As a group of volunteers, it is fundamental that they understandbetter their role at the council; and that their political biases, detected in the research,do not turn into barriers for CME to carry out its role, as a ruler and organizer ofthe Municipal Education in Dom Pedrito. On the other hand, the qualitative research showshow important the existence and the action of the CME is, and that it has to work accordingto the institutions which it relates and whit which it interacts. We conclude that the CME is important to guarantee transparence, to fundament the municipal executive's decisions and to mirror the community's wiIl, as well to show up the existentpotentials. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Administração pública : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática : Participação : Ensino público : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Estilo de gestão em conselhos municipais e sua influência numa administração pública municipal : caso do Conselho Municipal de Educação de Dom Pedrito - RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000328610 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2001 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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