Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorRocha, Roberta Franco Netto de Borbapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-31T06:00:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29238pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o que é feito com os instrumentos formais de avaliação usados na prática de uma professora em uma escola de inglês cuja proposta avaliativa é contínua, de modo a investigar se e como a avaliação é utilizada como diagnóstico no processo de ensino-aprendizagem nesse contexto escolar. Para isso, foram observadas aulas ministradas por essa professora em uma turma de adolescentes. Tal observação teve como foco as situações em que os alunos eram avaliados formalmente. Foram registrados, em diário de campo, como eram desenvolvidas as atividades, as ações da professora e as reações dos alunos. Além disso, foram examinadas as tarefas de avaliação, os testes e os boletins de cada aluno. Os resultados da análise revelam que a professora faz uso de muitos instrumentos de avaliação, como é de se esperar quando se tem uma avaliação contínua, e seus resultados são usados como diagnóstico para decidir se o aluno precisa de aulas de reforço e outras oportunidades de prática. No entanto, os resultados das avaliações não são sempre devolvidos e são pouco discutidos com os alunos. As tarefas avaliativas elaboradas são válidas pois propiciam o uso da língua em situações que simulam situações reais, conforme a proposta pedagógica da escola, e refletem o que foi feito em sala de aula. Contudo, a adequação dos critérios de avaliação para cada tarefa é raramente explicitada. Sugere-se que, para que os instrumentos formais de avaliação da escola possam aperfeiçoar sua função diagnóstica, os descritores sejam melhor esclarecidos para professor e aluno, e que os resultados sejam devolvidos e discutidos, para que o educando possa ter um maior entendimento do processo de aprendizagem pelo qual está passando.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação contínuapt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.titleAvaliação processual no ensino de língua inglesa : estudo da prática avaliativa em uma escola de inglêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776211pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem