Estar e habitar : acompanhamento psicossocial de jovens negros em situação de acolhimento institucional
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda a perspectiva do acolhimento institucional e o cuidado psicossocial com adolescentes negros, a partir de uma narrativa de experiência da autora, que esteve enquanto residente de Saúde Mental Coletiva, atuando com essa população. A escrita se deu através da reconstrução de cenas que constituíam um diário de campo, tais cenas foram vivenciadas entre residente e jovens usuários de um serviço de saúde mental na cidade de Porto Alegre - RS. São apresentadas quatro personagens co ...
Este trabalho aborda a perspectiva do acolhimento institucional e o cuidado psicossocial com adolescentes negros, a partir de uma narrativa de experiência da autora, que esteve enquanto residente de Saúde Mental Coletiva, atuando com essa população. A escrita se deu através da reconstrução de cenas que constituíam um diário de campo, tais cenas foram vivenciadas entre residente e jovens usuários de um serviço de saúde mental na cidade de Porto Alegre - RS. São apresentadas quatro personagens com nomes fictícios criados pela autora, suas respectivas histórias se perpassam em alguns pontos em comum: o fato de todos serem jovens em acolhimento institucional, negros e estarem em acompanhamento psicossocial. Em seguida da apresentação das cenas, discutiu-se temas que foram pontos chaves desse trabalho, como o cotidiano de adolescentes negros em situação de acolhimento institucional; o não pertencimento destes espaços como lar; e o racismo que se perpassa nas relações de acolhimento e cuidado. Além das cenas vivenciadas com os jovens, a autora traz uma perspectiva sobre sua experiência pessoal enquanto residente no primeiro ano de atuação no serviço. Finaliza-se esta escrita considerando que existe uma gigantesca escassez na qualificação de dados sobre o acolhimento institucional de pessoas negras, que representam a maioria da população institucionalizada; a falta da qualificação do quesito raça/cor como fator essencial para que se ofereça um cuidado com equidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva.
Coleções
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Ciências Humanas (1978)
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