Mostrar el registro sencillo del ítem
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
dc.contributor.advisor | Moellwald, Francisco Egger | pt_BR |
dc.contributor.author | Mósca, Salvador Calainho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-27T06:00:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29203 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to propose a new range of features for Virtual Learning Environments (VLEs) in pure web environment, being many of these already widely used for non-academic purposes on the Internet, based on the belief that the implementation of such features may contribute to make the learning experience more dynamic and the sharing of information and content between students and professors more accessible and structured. The investigation will focus on how to produce, distribute and access information and content, and the possibilities of interpersonal relationships in a VLE. A study of case Wikipedia was conducted to build the foundations of collaborative development model for the integrated management of content and how this content becomes visible to search engines (Search Engine Optimization - SEO). The proposal is to extend the Wikipedia model as a publishing platform in terms of information architecture and add new perspectives that comes from features such as support for web applications and digital media (videos, flash games, applets), the implementation of a social network and the inclusion of statistical tools and content assessment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Wikipédia (Site) | pt_BR |
dc.subject | Wikipedia | en |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Collaborative | en |
dc.subject | SEO | en |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environments | en |
dc.subject | Statistics | en |
dc.subject | Social networking | en |
dc.subject | Information architecture | en |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Supporting applications | en |
dc.title | Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000775973 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Matemática (405)