Belchior e Antônio Torres : duas expressões da mesma realidade
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho pretende mostrar como a trilogia do escritor baiano Antônio Torres formada pelos romances Essa Terra, O Cachorro e o Lobo e Pelo Fundo da Agulha e a obra do cantor e compositor cearense Antônio Carlos Gomes Belchior abordam através de expressões artísticas distintas uma mesma experiência: a migração do nordestino para São Paulo. Tanto os romances quanto as canções se passam na mesma época, no Brasil dos anos 60 e 70. Neste trabalho, pretende-se mostrar como as obras desses dois ar ...
Este trabalho pretende mostrar como a trilogia do escritor baiano Antônio Torres formada pelos romances Essa Terra, O Cachorro e o Lobo e Pelo Fundo da Agulha e a obra do cantor e compositor cearense Antônio Carlos Gomes Belchior abordam através de expressões artísticas distintas uma mesma experiência: a migração do nordestino para São Paulo. Tanto os romances quanto as canções se passam na mesma época, no Brasil dos anos 60 e 70. Neste trabalho, pretende-se mostrar como as obras desses dois artistas contemplam todo o trajeto do migrante nordestino: a vida na terra natal, suas dificuldades e anseios, a partida para a metrópole, sua trajetória em São Paulo, o retorno para a sua terra e, por fim, as marcas deixadas por essa experiência. ...
Abstract
This work aims at showing how the baiano writer’s trilogy formed by the works Essa Terra, O Cachorro e o Lobo and Pelo Fundo da Agulha and the Belchior’s works broach through different expressions to portrait the same reality, the brazilian northestern migrations to São Paulo. Besides having the migration and its meaning to the men who lives it as subject, both are placed in the same times: in the 60’s and 70’s Brazil.These two artists’ works contemplate all the northeastern migrant’s way: his ...
This work aims at showing how the baiano writer’s trilogy formed by the works Essa Terra, O Cachorro e o Lobo and Pelo Fundo da Agulha and the Belchior’s works broach through different expressions to portrait the same reality, the brazilian northestern migrations to São Paulo. Besides having the migration and its meaning to the men who lives it as subject, both are placed in the same times: in the 60’s and 70’s Brazil.These two artists’ works contemplate all the northeastern migrant’s way: his life in his homeland, his difficulties and wishes, his departure to the metropolis, his trajectory in São Paulo, the regress to his home and, by the end, the impressions left by this experience. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License