Show simple item record

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniela Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:57:06Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291515pt_BR
dc.description.abstractRio Grande do Sul, na área da Ciências da Natureza, em uma turma do primeiro ano do ensino médio. Buscou-se investigar a criação e aplicação de uma sequência didática fundamentada por meio do método Educar pela Pesquisa (Galiazzi, Moraes, 2002) com a temática resíduos, utilizando um espaço educativo não escolar como recurso pedagógico. O delineamento metodológico parte da escrevivência proposta pela autora Conceição Evaristo (2020). Com abordagem qualitativa, de natureza básica, com caráter exploratório, é definida como um estudo de caso. Os dados foram produzidos por meio de artefatos de escrita e escuta, sendo eles: observação participante com suporte de máquina fotográfica. Para a análise dos resultados foi utilizada a análise de narrativas (Taquette; Borges, 2020). Entre os resultados da pesquisa destacam-se as transformações no engajamento e comportamento dos estudantes em relação ao consumo sustentável e ao manejo dos resíduos, além de ressaltar os limites como resistências iniciais ao diálogo. Ainda, a aplicação do espaço educativo não escolar foi identificada como um recurso significativo para o fortalecimento de práticas pedagógicas colaborativas e inovadoras.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents insights from an activity carried out in a school in a municipality in Rio Grande do Sul, Brazil, within the field of Natural Sciences, in a first-year high school class. The study aimed to investigate the creation and implementation of a didactic sequence grounded in the Educate through Research method (Galiazzi, Moraes, 2002), focusing on the theme of waste and utilizing a non-school educational space as a pedagogical resource. The methodological framework is based on the concept of "escrevivência" proposed by Conceição Evaristo (2020). Using a qualitative approach, with a basic and exploratory nature, the study is characterized as a case study. Data were collected through writing and listening artifacts, including participant observation supported by a camera. For the analysis of results, narrative analysis (Taquette; Borges, 2020) was applied. The research highlights transformations in students' engagement and behavior regarding sustainable consumption and waste management, while also addressing limitations such as initial resistance to dialogue. Additionally, the use of the non-school educational space was identified as a significant resource for strengthening collaborative and innovative pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectNon-School educational spacesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectNatural sciences educationen
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectEducate through researchen
dc.subjectWasteen
dc.titleO tema resíduos como disparador para (re)inventar experiências educacionais de Ciências da Natureza entre diferentes espaços educativospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256417pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record