Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorMallmann, Luanapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:57:04Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291512pt_BR
dc.description.abstractO conceito de energia ocupa posição de destaque devido a sua relevância científica e aplicabilidade no cotidiano, em especial na área das Ciências da Natureza. Apesar de tal centralidade no Ensino de Ciências, este conceito apresenta barreiras por se tratar de uma propriedade que não podemos diretamente visualizar ou sentir com os sentidos básicos humanos, logo, a energia assume um papel de abstração que dificulta seu entendimento. O objetivo deste trabalho é realizar a seleção e interpretação de estratégias didáticas publicadas na literatura científica com o intuito de minimizar tal abstração no conceito de energia nos últimos 5 anos, isto é, no período de 2019 a 2024. Após a revisão literária, foram selecionadas 20 publicações que, considerando o formato do trabalho, podem ser classificadas em cinco grupos, de acordo com o seu foco – simulações, a construção de projetos, atividades experimentais e investigativas, a gamificação e metodologias diversificadas. As propostas aqui relacionadas são direcionadas a docentes que atuam em sala de aula, de maneira que possam inspirá-los e constituírem sugestões práticas que podem ser adaptadas para cada contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of energy is significant due to its scientific importance and relevance in everyday life, especially within Natural Sciences. However, despite its central role in science education, energy poses challenges because it refers to a property that cannot be directly visualized or sensed by our basic human senses. As a result, energy takes on an abstract nature that can hinder understanding. This work aims to select and interpret didactic strategies published in the scientific literature over the last five years (2019–2024) to help reduce this abstraction surrounding the concept of energy. Following a thorough literature review, 20 publications were selected, and categorized into five groups based on their focus: simulations, project-based learning, experimental and investigative activities, gamification, and diverse methodologies. The proposals presented here are designed for teachers working in classrooms, to inspire them and provide practical suggestions that can be tailored to fit various school contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnergy teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPedagogical strategiesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectInvestigative practicesen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleAbordagens no ensino do conceito energia, reduzindo a abstração : uma revisão bibliográfica de 2019 a 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples