Abordagens no ensino do conceito energia, reduzindo a abstração : uma revisão bibliográfica de 2019 a 2024
dc.contributor.advisor | Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Mallmann, Luana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-10T06:57:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/291512 | pt_BR |
dc.description.abstract | O conceito de energia ocupa posição de destaque devido a sua relevância científica e aplicabilidade no cotidiano, em especial na área das Ciências da Natureza. Apesar de tal centralidade no Ensino de Ciências, este conceito apresenta barreiras por se tratar de uma propriedade que não podemos diretamente visualizar ou sentir com os sentidos básicos humanos, logo, a energia assume um papel de abstração que dificulta seu entendimento. O objetivo deste trabalho é realizar a seleção e interpretação de estratégias didáticas publicadas na literatura científica com o intuito de minimizar tal abstração no conceito de energia nos últimos 5 anos, isto é, no período de 2019 a 2024. Após a revisão literária, foram selecionadas 20 publicações que, considerando o formato do trabalho, podem ser classificadas em cinco grupos, de acordo com o seu foco – simulações, a construção de projetos, atividades experimentais e investigativas, a gamificação e metodologias diversificadas. As propostas aqui relacionadas são direcionadas a docentes que atuam em sala de aula, de maneira que possam inspirá-los e constituírem sugestões práticas que podem ser adaptadas para cada contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The concept of energy is significant due to its scientific importance and relevance in everyday life, especially within Natural Sciences. However, despite its central role in science education, energy poses challenges because it refers to a property that cannot be directly visualized or sensed by our basic human senses. As a result, energy takes on an abstract nature that can hinder understanding. This work aims to select and interpret didactic strategies published in the scientific literature over the last five years (2019–2024) to help reduce this abstraction surrounding the concept of energy. Following a thorough literature review, 20 publications were selected, and categorized into five groups based on their focus: simulations, project-based learning, experimental and investigative activities, gamification, and diverse methodologies. The proposals presented here are designed for teachers working in classrooms, to inspire them and provide practical suggestions that can be tailored to fit various school contexts. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Energy teaching | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical strategies | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Investigative practices | en |
dc.subject | Interdisciplinarity | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | Abordagens no ensino do conceito energia, reduzindo a abstração : uma revisão bibliográfica de 2019 a 2024 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001256596 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10! | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Biológicas (214)