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dc.contributor.advisorSilva, Patrícia Fernanda dapt_BR
dc.contributor.authorSchulz, Greice Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:56:53Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291504pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca explorar as possibilidades do uso de atividades experimentais no Ensino de Ciências por meio de recursos digitais, como o Scratch. O objetivo principal é desenvolver uma Unidade Didática que combine atividades práticas e a linguagem de programação visual Scratch para abordar o tema de Circuitos Elétricos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Significativa e a aplicação do Scratch no Ensino Fundamental. A Unidade Didática proposta inclui duas práticas principais: uma atividade experimental “mão na massa” e a criação de uma ferramenta digital desenvolvida no Scratch. Ambas visam facilitar a compreensão dos conceitos de Circuitos Elétricos, tornando o aprendizado mais significativo e interativo. Para avaliar a eficácia da proposta, foi utilizada a pesquisa narrativa, permitindo compreender a experiência dos estudantes ao interagir com os recursos criados. A integração de atividades criativas e das Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem estimula o pensamento crítico, a autonomia e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que promove o uso de ferramentas digitais em contextos educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis work explores the possibilities of using experimental activities in teaching Science through digital resources, such as Scratch. The main objective is to develop a teaching unit that combines practical activities and the visual programming language Scratch to address the topic of electrical circuits. To this end, a literature review was carried out on Creative Learning, Meaningful Learning, and the application of Scratch in Elementary Education. The proposed teaching unit includes two main practices: a "hands-on" experimental activity and the creation of a digital tool developed in Scratch. Both aim to facilitate the understanding of electrical circuit concepts, making learning more meaningful and interactive. To evaluate the proposal's effectiveness, narrative research was used, allowing us to understand the students' experience when interacting with the resources created. The integration of creative activities and Technologies in the teaching and learning process stimulates students' critical thinking, autonomy, and engagement while promoting the use of digital tools in educational contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectDigital resourcesen
dc.subjectScratchen
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectElectrical circuitsen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleA utilização do scratch na criação de recurso digital para o ensino de circuitos elétricos na disciplina de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCestari, Thiago Nunespt_BR
dc.identifier.nrb001256439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


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